09.08.2016 / Cultura / por

Coletivo japonês TeamLab cria impressionante exposição de luz

teamlab exposicao luzes

Dono de um impressionante trabalho com luzes, o coletivo japonês TeamLab, fundado em 2001 pelo artista Toshiyuki Inoko, volta aos radares da cena da arte alternativa no Japão ao transformar um galpão abandonado na cidade de Odaiba em um grande templo iluminado e interativo para sua nova exibição imersiva, “DMM Planets: World of Wonders”.

O passeio pelo grande galpão acontece progressivamente e permite interação com aparelhos celulares, dando espaço às disputadas selfies no local. Primeiro, os visitantes passam pelo maior espaço da exibição, “Wander through the Crystal Universe”, que consiste em uma grande sala com LEDs pendurados. Presas em pequenos fios, as luzes de LED interagem entre si, dando a impressão de se estar do lado de dentro de uma pintura. Dali, o passeio segue para outra sala onde flores em 3D são projetadas nas paredes e no chão. É nessa sala onde os visitantes podem usar o próprio smartphone para soltar uma borboleta branca no cenário, que passeia por entre as flores projetadas.

Por último, a instalação “Drawing on the Water Surface” tem peixes virtuais nadando em uma piscina de verdade. Para funcionar, é necessário que o visitante interaja com os animais virtuais, tornando a experiência mais pessoal e próxima do público.

Representado no mundo pela “Pace Gallery”, o coletivo frequentemente expõe em lugares da cena cool das artes como Los Angeles, onde conta com exposição na sede californiana da galeria que fica até dezembro. Sensação das feiras de arte, o grupo também arranca elogios da crítica especializada nos grandes eventos artísticos, como no “Art Basel” de Hong Kong onde, também representado pela Pace, impressionou a crítica especializada e garantiu manchetes.

Confira na galeria um passeio pela nova exibição do coletivo TeamLab:


Relacionados


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×