24.02.2016 / Cultura

Grupo de skatistas faz templo do skate em igreja abandonada

O "Kaos Temple", obra do espanhol Okuda San Miguel, que recebe diversos eventos do skate. Foto ©Reprodução
O "Kaos Temple", obra do espanhol Okuda San Miguel, que recebe diversos eventos do skate. Foto ©Reprodução

Religião e esporte podem não ter muita conexão à primeira vista. Incrivelmente, os temas foram muito bem combinados na criação de uma espécie de “templo” do skate na Espanha, em uma antiga igreja abandonada.

A igreja de Santa Barbara, que fica na região de Asturias, conhecida como uma das mais paradisíacas do país, foi construída para ajudar e abrigar os trabalhadores da indústria de armas da cidade, que foi exaustivamente usada desde as duas guerras mundiais até o fim da Guerra Civil Espanhola. Com o fim dos conflitos, os locais de trabalho foram abandonados e, consequentemente, a igreja também. Até que um coletivo de skatistas teve a ideia de comprar a construção quase em ruínas e transformá-la no templo de sua própria paixão. Logo, numa referência à nova sede, o grupo passou a se chamar “The Church Brigade“.

No início, o coletivo decorou a construção de forma amadora e pessoal, num esforço conjunto para reformar e dar cara nova à igreja que já mostrava sinais claros do abandono e dos anos que se passaram, numa local em que se chove em aproximadamente 200 dias do ano. Já transformado em “La Iglesia Skate“, o local passou a receber shows, competições e mostras de skatistas de todo o país.

Em 2014, o artista de rua Okuda San Miguel, que ganhou projeção internacional após grafitar muros na cidade de Santander, foi apresentado ao local por um amigo e decidiu que ali seria o palco de, senão o maior, um dos mais importantes trabalhos de sua carreira. Okuda deslocou seu time de produção “Ink and Movement”, para dar um toque pessoal ao local. No final de 2015, em parceria com a Red Bull, após sete dias e milhares de latinhas de spray, ele injetou na igreja a vibrante atmosfera de seu trabalho, com desenhos surrealistas e misturas assimétricas de cores.

As cúpulas da igreja foram pintadas no melhor estilo psicodélico, com ilustrações que vão de caveiras pop a arco-íris espalhados pelas laterais, conectando uma obra com a outra.

Agora conhecido como “Kaos Temple” e já mundialmente famoso no mundo do skate, o local passou a receber ainda mais competições e eventos. “É como minha própria Capela Sistina”, brinca San Miguel, em referência à catedral máxima do Vaticano. O amigo que apresentou Okuda ao local confessa que os skatistas demoraram um pouco para se acostumar com a nova decoração, mas que agora é “uma grande surpresa, um bom lugar para vir e passar um tempo”.

Confira na galeria as fotos do templo do skate:


Relacionados


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×