FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    He Jiaying: entre a tradição chinesa e a contemporaneidade
    He Jiaying: entre a tradição chinesa e a contemporaneidade
    POR Camila Yahn
    9 - artista chines 10

    PINTURA DO ARTISTA CHINÊS HE JIAYING ©REPRODUÇÃO

    Há algum tempo publicamos em nosso Tumblr ilustrações do artista chinês He Jiaying e achamos que seu trabalho vale uma observação maior.

    Mestre na pintura Gongbi, técnica realista dentro da pintura chinesa, ele pinta lindas mulheres e dá a elas expressões de emoções e de humanidade. Elas parecem pensar, chorar, refletir e estão sozinhas mesmo quando em companhia, olhando longe através de uma janela ou apenas para um ponto não específico.

    É o caso das bailarinas, pinturas lindíssimas, com um colorido elegante e que mostra um grupo de meninas antes de uma aula. Os detalhes todos não escapam ao seu olhar, das roupas penduradas na barra à garrafinha de água debaixo da cadeira.

    Ao mesmo tempo há outra adolescente, com visual mais urbano, calças cargo, camiseta, colete jeans e tênis. É interessante notar como a roupa é uma informação crucial em seu trabalho, para dar vida às suas personagens. De peças atuais a trajes típicos orientais, as roupas são tão bem incorporadas que nós quase conseguimos traçar um perfil de cada menina ou mulher.  Assim, fica claro que seu trabalho é uma ponte entre técnicas contemporâneas e um respeito pela estética tradicional.

    Nascido em Tianjin em 1957, Jiaying é membro da Associação dos Artistas Chineses e seu trabalho ainda não tem a notoriedade que merece fora da China. Em seu país, ele venceu diversos prêmios desde os anos 1980, mas foi somente em 2012 que ele passou a vencer premiações na Europa, como no evento Creative City, na London Art Exhibition com a obra “Spring Expectation” e no Carrousel du Louvre International Art Exhibition com “Morning Dew Mulberry”. Em 2013, ganhou uma mostra em Barcelona que celebrava o intercâmbio cultural entre a Espanha e a China. O título da exposição traduz bem o trabalho de Jiaying: “pés na terra, alma no céu”.

    Conheça um pouco mais de sua obra na galeria a seguir.

    Não deixe de ver
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    FFW