10.10.2016 / Cultura / por

Jean Michel-Basquiat ganha primeira grande exposição de seu trabalho em Londres

O artista Jean Michel-Basquiat, que ganha retrospectiva em Londres ©Reprodução
O artista Jean Michel-Basquiat, que ganha retrospectiva em Londres ©Reprodução

O artista Jean Michel-Basquiat, nome importante da cena artística de Nova York nos anos 1980, vai ganhar a sua primeira grande exposição, “Boom For Real”, no Barbican Art Gallery, em Londres. Após 28 anos de sua morte, a mostra conta com 100 obras, com pinturas famosas e pouco conhecidas, incluindo também anotações e desenhos. A exposição abre em setembro de 2017 e é a primeira vez que o nome do artista irá aparecer nos museus no Reino Unido, já que as coleções públicas não possuem obras do artista.

As fortes pinturas de Basquiat, que tratam temas como injustiça racial, identidade e a cultura pop, retratam o cenário violento e caótico de Nova York nos anos 1980. Sua estreia foi em 1981, em uma mostra do MoMa P.S.1, intitulada New York/New Wave. A exposição também explora a relação de Basquiat com a música, filme e televisão, e como esses elementos impactaram no seu trabalho.

“A criatividade brilhante e o poder emotivo de Basquiat continuam tendo um imenso impacto e influência em diversos artistas, cineastas e músicos. Será uma rara oportunidade para os visitantes de ver o grande corpo de alguns dos seus trabalhos mais famosos e também os pouco conhecidos em um mesmo lugar”, diz a diretora de artes visuais da Barbican, Jane Alison.


Relacionados


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×