FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Moda, arte, música e subcultura: quatro documentários que se destacaram em 2018
    Moda, arte, música e subcultura: quatro documentários que se destacaram em 2018
    POR Redação

    Destacamos quatro ótimos documentários, um da moda, um da arte, um da música e um de subcultura. Com exceção de Shakedown, que é um trabalho mais artístico, todos os outros pode ser assistidos em diversas mídias. Aproveite as férias para mergulhar na vida de Alexander McQueen, M.I.A e Yayoi Kusama em filmes que se destacaram neste ano.

    McQueen

    O filme lindo e sensível roteirizado e dirigido por Peter Ettedgui e Ian Bonhôte é um vislumbre na vida de um dos mais relevantes designers de moda do mundo, jogando um zoom em algumas de suas coleções mais inovadoras e históricas, como a Highland Rape, Voss e Plato’s Atlantis, seu último desfile. Com relatos bem pessoais de familiares e amigos combinados a experiência visual que era o trabalho do McQueen, o documentário é mais uma forte confirmação de sua genialidade e certamente vai arrancar lágrimas.

    Como assistir: o filme está disponível nos formatos Blu-ray, DVD e on demand. É possível alugar pelo iTunes, You Tube e Google Play. Mais infos aqui.

    Kusama – Infinity

    Logo quando foi anunciado, nós fizemos uma matéria grande sobre o doc aqui. Assim como o doc sobre McQueen, este também mostra a jornada impressionante de uma artista que desafiou e enfrentou todas as condições adversas que se colocavam entre ela e a arte. O filme mostra sem filtros sua luta com doenças mentais e como a arte funcionou como um alívio para sua dor. Só pelo trailer já é possível entender como ele foi produzido de maneira profunda, mostrando com transparência e delicadeza todas as facetas de uma das artistas mais celebradas da arte contemporânea.

    Como assistir: no site da distribuidora, é possível encomendar o DVD ou alugar/comprar pelo iTunes.

    Shakedownskahedown-940x460

    Shakedown, clube de strip para lésbicas que funcionou em Los Angeles no início dos anos 2000, é o tema do documentário dirigido por Leilah Weinraub – no meio da moda, Leilah é conhecida por ter co-fundado a Hood by Air. Mas muito antes disso, ela trabalhou no Shakedown como videomaker e resolveu resgatar esse material, que tem cenas maravilhosas de batalhas de dança entre as duas estrelas do local, Jazmine e Egypt, além de relatos e histórias pessoais. O clube era um espaço para mulheres, em sua maioria negra e lésbica, se divertirem e explorarem sua identidade e sexualidade. O filme estreou na Berlinale e tem sido exibido em galerias de arte e festivais ao redor do mundo e por ainda nã ter completado esse ciclo, ainda não existe on demand. Mas o trailer (que também não tem no You Tube) é um ótimo teaser do que está por vir.

    Matangi / Maya / M.I.A

    Dirigido por Steven Loveridge, o doc vencedor do Sundance, é dividido em duas partes. Em uma delas vemos M.I.A antes da fama, tentando entender sua identidade cultural híbrida em uma viagem para sua cidade natal no Sri Lanka. Na outra, já vemos a cantora como a conhecemos, foco de polêmicas e controvérsias por conta de seus questionamentos sobre raça, classe social e privilégio. Incrível ver como ela consegue misturar música, estilo, criação e ativismo de uma forma única e honesta, bem longe de pop starts fabricadas pela indústria. Veículos como The Guardian e Billboard o elegeram o melhor documentário pop do ano.

    Como assistir: é possível ver pelo iTunes, Amazon, Google Play, Fandango, X-Box ou encomendar o DVD. Aqui a página com todos os links.

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Rider lança chinelo R Bold com Filipe Ret e Caio Luccas
    FFW SOUNDS: Chappell Roan
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    A Chanel ainda vale o preço que cobra?
    Cabelos: Truss e Ricardo dos Anjos apostam em mix de décadas na SPFW
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    FFW