04.04.2018 / Cultura / por

Plataforma editorial do WeTransfer cria série de docs sobre parcerias criativas

Still do doc Work In Progress com Bjork e Jesse Kanda, criado pelo We Transfer / Reprodução
Still do doc Work In Progress com Bjork e Jesse Kanda, criado pelo We Transfer / Reprodução

Muito mais do que uma ferramenta para envio de arquivos, o We Transfer tem uma relação com a arte embasada por sua própria plataforma editorial. No final de janeiro deste ano ela foi relançada como WePresent para receber seu novo projeto, a série de documentários Work In Progress.

Dividido em quatro partes, os curtas exploram o processo criativo de artistas inovadores e as dinâmicas do trabalho em conjunto. O primeiro episódio mostra a parceria entre Bjork e o artista japonês radicado em Londres Jesse Kanda, que cria os visuais surreais e mágicos de diverso clipes da cantora.

O doc traz imagens de bastidores e do cotidiano da parceria com áudios dos artistas explicando porque são atraídos um pelo outro, mesmo sendo tão diferentes, oferecendo um olhar íntimo sobre sua colaboração. Filmado na Islândia e em Londres, mostra a jornada pessoal criativa de Bjork, a influência da natureza em seu processo artístico e a cena musical de Reykjavík quando ela era apenas uma adolescente já extremamente talentosa (e linda).

A ideia de juntar Bjork e Kanda em um doc sobre parceria criativa ocorreu depois que o WeTransfer trabalhou com eles e ainda com o produtor Arca no lançamento do vídeo Arisen My Senses. “Colaborações forçam você a desenhar linhas imaginárias e pensar em quem é você e quem é o outro”, diz Kanda. “Quando colaboro com alguém, quero mergulhar numa viagem”, diz Bjork.

“Com essa série a gente quis olhar para como as colaborações realmente funcionam. Queremos ir além do padrão bastidores e mostrar com o que a criatividade se parece”, diz Jamal Dauda, Diretor Global de Música. “Nós não queremos explicar, mas acreditamos em mostrar como mentes criativas enxergam o mundo ao seu redor e compreendem um ou outro”.

Os próximos episódios, todos realizados pelo Pi Studios, serão lançados ao longo do ano e irão explorar ativismo, internet, viagem e intercâmbio cultural.

A plataforma editorial da WeTransfer, agora WePresent, já mostrou exposições online de Ryan McGinley, criou uma série de podcast com Gilles Peterson e enviou a fotógrafa Nadia Lee Cohen em uma viagem de carro pelos Estados Unidos, entre outros projetos comissionados. Quem ainda não conhece, vale checar.

Assista ao primeiro episódio de Work in Progress abaixo:


Relacionados


Veja Também