10.01.2019 / Cultura / por

TransMilitary: doc premiado mostra como vivem os transgêneros que servem o exército

transmilitary_1920x1080

Você sabia que o serviço militar americano é o maior empregador de transgêneros do Estados Unidos? Ironicamente, enquanto eles defendem seu país, precisam lutar por seus próprios direitos. Cerca de 15 mil pessoas identificadas como transgênero servem o exército dos EUA e muitas vezes precisam esconder sua identidade de gênero porque as políticas militares proíbem seus serviços.

Com essa informação em mãos, o trio de diretores e produtores Gabriel Silverman, Jamie Coughlin e Fiona Dawson fizeram um documentário corajoso, vencedor do prêmio da audiência no SXSW 2018 e de diversos festivais GLBT+ ao redor do mundo, além de ter entrado em listas como a do Rotten Tomatoes como um dos melhores filmes do ano.

O doc é uma sequência mais elaborada do curta Transgender, at War and in Love, produzido pela mesma equipe sob encomenda do New York Times e indicado ao Emmy.

TransMilitary narra a vida de quatro pessoas: Senior Airman Logan Ireland, Corporal Laila Villanueva, Capitã Jennifer Peace e Primeiro Tenente El Cook. Eles colocam suas carreiras em risco ao se abrir como transgêneros para altos funcionários do Pentágono na esperança de alcançar o mesmo direito de servir.

Os diretores ao lado dos personagens do filme / Reprodução
Os diretores ao lado dos personagens do filme / Reprodução

A proibição havia sido suspensa em 2016, mas com o presidente Trump tentando
restabelecê-la, seu futuro entrou novamente em risco. Após os tweets de Trump 2017 anunciando sua intenção de restabelecer a proibição contra membros transgêneros,
diversas organizações entraram com ações judiciais para protegerem o que ficou conhecido nas redes como as #TransTroops.

O que aconteceu, segundo o site da American Civil Liberties Union, é que o exército abriu uma exceção para os trans que já estavam em serviço pudessem contornar as ordens judiciais em vigor. Porém, a política atual é: se você é trans, não pode servir.

Este documentário fala sobre o exército americano, mas naturalmente sua mensagem ecoa na comunidade trans ao redor do mundo, afinal de contas, não é necessário estar em um lugar extremo como o exército para sofrer preconceito. A bravura e a persistência de Logan, Laila, Jennifer e El Cook é inspiradora e encorajadora.

Veja o trailer de TransMilitary abaixo e aqui há as possibilidades de aluguel ou compra do filme.

TRANSMILITARY Official Trailer from SideXSide Studios on Vimeo.


Relacionados


Veja Também

Assine a Newsletter do FFW

Receba semanalmente no
seu e-mail nossos conteúdos
especiais e exclusivos

×