Kanye West e 12 fatos que marcam sua trajetória na moda

Kanye West ao final de sua apresentação para a Adidas, na semana de moda de Nova York ©Getty Images
A temporada de moda acabou e os sites especializados soltaram suas listas dos desfiles mais acessados da estação. No Style, o primeiro lugar sempre pertenceu à Chanel desde o início da medição, mas agora a notícia de que Kanye West bateu a poderosa marca francesa com seu desfile em parceria com a Adidas por quase um milhão de views pegou o povo da moda de surpresa e dividiu opiniões. O resultado mostra a diferença no engajamento. É muito mais fácil se engajar com Kanye ou com uma pessoa física do que com uma marca. Conta também o fato da Chanel ter pouco apelo online, apesar de sua influência.
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Mais uma vez, Kanye e sua relação com a moda é polêmica, mas ele rebate as críticas sem medo e ainda provoca: “quero ver se agora não sou chique o suficiente para sentar na sua mesa de jantar”.
De um lado, os mais puristas rejeitam suas iniciativas por ele ser uma celebridade gigante casado com outra celebridade gigante, estrela de reality show. “Aquela” capa da “Vogue” foi engolida à força, não? Do outro, os milhões de fãs de Kanye, que se veem representados através da música e do estilo do rapper, e compram o que ele usar e/ou criar. E-commerces como o Fashion Finder fazem painéis com looks inspirados por seu estilo. A linha Yeezy, em parceria com a Adidas, está esgotada no site da marca.
O que está por trás desse fenômeno? Vamos a 12 fatos que sustentam por que Kanye está finalmente conquistando espaço – e algum respeito – na moda e por que ele deve vencer no final. Como ele canta na música “Stronger”,
“That that don’t kill me
Can only make me stronger”
1. Ele ama moda e usa marcas como Balmain (é até garoto propaganda), Rick Owens, Givenchy e Margiela, divulgando grifes de nicho para uma audiência que elas nem sonhavam em atingir. E esse alcance é muito sedutor para qualquer grife.
2. Dessa forma, Kanye tem construído um estilo próprio usando moletons, camisetas oversized, camisas jeans, calças amplas e suas botas de aventura. Uma jaqueta do Raf Simons, uma camiseta da Givenchy, um casaco de pele gigante e voilá: ele monta um look que atinge desde os fãs mais bling bling de rap, até a garotada do sportswear e os meninos antenados da moda. Não que ele esteja preocupado com isso…
3. Seus looks são instagramados, replicados, copiados, muitos deles a partir do perfil com 28 milhões de seguidores da esposa, Kim Kadarshian, segundo Kanye, “the body of all bodies”. No Instagram há quase um milhão e meio de menções com a #kanyewest.
4. Seus dois primeiros desfiles foram em Paris, berço da Alta-Costura, do artesanato de luxo, casa de Yves, Coco, Christian e outras estrelas contemporâneas. Óbvio que ele iria apanhar. As coleções receberam críticas duras, o que mostra que nem Kanye tem acesso irrestrito a essa fatia da indústria. Com a adidas Originals, ele foi mais esperto e desfilou em Nova York, a semana de moda perfeita para receber uma coleção de peças urbanas e esportivas assinadas por uma celebridade da música.
5. O desfile também foi acertado. A performance foi dirigida por Vanessa Beecroft, que assinou a turnê Yeezus, e teve uma das primeiras filas mais estreladas de toda a temporada: Beyoncé, Jay Z, Rihanna… Kanye criou um exército à sua própria imagem, com diversas peças que compõem o seu estilo, prontas para levar para casa. E as roupas são bonitas. De verdade. E não custarão o olho da cara.
6. Mesmo assim, ele não se chama de designer tampouco se compara aos seus novos colegas de trabalho. Kanye se compara a Robin Hood. “As pessoas vão para a Harvard do design, a Parsons, ou para a Yale do design, a Saint Martins, e acham que criar para o mercado de massa tem uma conotação negativa e eles nunca irão sentir a glória de uma passarela de Paris. Mas há uma garotada nas ruas que esperava por alguém para falar por eles e é isso que eu vou fazer. Eu sou o Robin Hood da moda”, disse ao Style.com.
7. A “garotada” gostou e quase 10 mil pares de Yeezy Boost foram vendidos nos primeiros 10 minutos, segundo ele contou na mesma entrevista. A linha Yeezy está esgotada no site da Adidas. E olha o recado dele: “Para as pessoas que só trabalham com moda e não consideram este lugar chamado mundo real, um recado: o povo está comigo. Agora é com vocês dizer se eu sou ou não chique o suficiente pra sentar na sua mesa de jantar. E eu não dou a mínima pra sua mesa de jantar. Eu tenho minha própria mesa Rick Owens em casa. É chique o suficiente pra você?”
8. Apesar de também promover o high fashion, Kanye é contra a ditadura da moda, como mostrou em seu desfile, com um casting de tipos diferentes e que dava a impressão de um exército: “no exército, ninguém fala que você não pode entrar a não ser que use tamanho 36”. Ele casou com uma mulher cujo corpo não cabe nos tamanhos padrões e os dois ficavam em casa recosturando peças da Céline e Saint Laurent para vestir adequadamente o corpo de Kim.
9. Essa atitude “I don’t give a fuck” o ajuda na hora de se colocar em relação às críticas que recebe. Ele vai abrindo seu espaço na marra, mostrando força e trabalho em vez de apenas reação. E quando reage, não deixa pedra sobre pedra. A fundadora da NYFW, Fern Mallis, criticou sua apresentação dizendo: “já cansei de Kanye. Não sou fã de sua música e sua atitude não faz o meu estilo”. Ao que ele respondeu, em nove tuítes: “Eu tenho um milhão de ideias e represento uma nova geração tentando se expressar num mundo quebrado”. “Tudo o que temos são nossos sonhos. E você pode pisar neles, mas nós não iremos desistir”. E para terminar: “Se você quiser tomar um drink comigo, reserve uma mesa no Spotted Pig quando eu voltar a Nova York”. Ui.
10. Ele é esforçado, quer fazer o melhor que pode e se junta às pessoas e marcas certas, normalmente referências em seu meio, como a artista Vanessa Beecroft e a Margiela, que assinaram direção e figurino da tour Yeezus, respectivamente. “Parece que um cara de Chicago que é rapper e casado com uma estrela de reality show não pode desenhar um casaco, uma camiseta nem ter uma opinião. Eu fui atrás e falei com cada CEO, com cada designer, com cada especialista. Então qualquer um que tenha me dado um review ruim na minha primeira coleção, achando que estava me ajudando, fuck you. Vocês não me ajudaram.”
11. Ele também busca conhecer todas as pessoas que admira, de arquitetos e artistas a estilistas como Ralph Lauren, Raf Simons, Riccardo Tisci, Olivier Rousteing e Hedi Slimane, a quem ele chama de gênio. Assim, ao conviver com os grandes, Kanye passa a ter uma noção e um conhecimento sobre o business e as etapas de produção.
12. A Anna Wintour gosta dele.