FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    A Copa do Mundo Feminina e a Moda na Seleção BRASILEIRA

    Do primeiro uniforme em alfaiataria feito sob medida à tradicional camisa amarela (agora sem as estrelas)

    A Copa do Mundo Feminina e a Moda na Seleção BRASILEIRA

    Do primeiro uniforme em alfaiataria feito sob medida à tradicional camisa amarela (agora sem as estrelas)

    POR Julia Lange

    Jogadoras da seleção com o uniforme assinado pela Animale.

     

    A Copa do Mundo de futebol feminino 2023 começou hoje (20.07) e tem como sede a Austrália e a Nova Zelândia. Ao todo, 32 seleções estarão em campo em busca do título da maior competição de futebol feminino do planeta. A seleção brasileira, que estreia na segunda (24/07) leva nomes importantes para tentar a façanha – nunca antes conseguida na modalidade feminina: Debinha, Tamires, Kerolin e a rainha Marta foram algumas das convocadas.

    Pela primeira vez na história, as jogadoras tiveram um uniforme de alfaiataria feito sob medida para a apresentação oficial. Quem assinou as peças foi a Animale e as atletas participaram ativamente das escolhas que culminaram num conjunto em um tom pastel de azul. A coleção envolve uma parceria com o projeto social Pretas em Campo, da ONG Empodera, para levar o futebol a 120 meninas e jovens mulheres negras em situação de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. Além disso, os lenços utilizados como acessório pelas jogadoras fazem parte do compromisso Aterro Zero que a marca assumiu até 2030, que promete o reaproveitar os resíduos têxteis destinando-os de forma correta, evitando o desperdício.

    Já dentro de campo, a tão tradicional camisa amarela trará referências à floresta Amazônica, carregando lemas da biodiversidade nacional numa coleção que Nike chamou de Mãe Natureza. Com inspiração nas folhas do Buriti, do Jaci e da Jarina, a estampa de folhagem tropical exibe detalhes em verde na barra das mangas e na gola, e shorts azuis com numeração em verde. O segundo uniforme também segue a mesma linha, trazendo referências a um “azul supremo”, com as folhas tropicais da estampa concentradas manga. A novidade é que o brasão não virá acompanhado das tradicionais cinco estrelas. O motivo? As jogadoras querem escrever a própria história, se desassociando do pentacampeonato masculino.

    E não é só a amarelinha que traz o peso da seleção. A jogadora Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa e maior artilheira da história dos Mundiais (masculino e feminino, ok?), joga a sua última Copa. A camisa 10 é a prova viva de que futebol e moda podem andar juntos: ela acaba de lançar sua marca de roupa, a Go Equal, para incentivar mulheres no esporte. Em parceria com a Centauro, a Go Equal foi criada para dar continuidade ao seu legado no esporte e incentivar que cada vez mais mulheres tenham espaço nos jogos.

    A primeira coleção da marca de roupas esportivas será comercializada no site e aplicativo da Centauro e no site do Studio78. Os itens que poderão ser encontrados vão de peças de atividade física à moda casual. “A história por trás da marca Go Equal é verdadeira, genuína (realmente aconteceu) e hoje tem um grande poder, em escala, de promover a necessidade de maior igualdade de gênero no esporte”, afirma a jogadora.

    Já tendo protagonizado momentos icônicos com outras marcas, como quando utilizava cores de batom diferentes em cada jogo pela Seleção na última Copa, em parceria com a Avon, Marta prova que a moda e a beleza se relacionam com o esporte de diversas maneiras.

    Não deixe de ver
    Olympikus anuncia 50 corridas e lançamentos exclusivos para comemoração de 50 anos em 2025
    Tommy Hilfiger e Mercedes se juntam a Clarence Ruth para collab
    Naomi Osaka veste o look de laço romântico na abertura de US Open
    Adidas assina coleção do time da Jamaica com detalhes retrô
    ASICS assina uniformes para comitê paralímpico
    Fluminense ganha novo uniforme de viagem feito pela Foxton
    Quem não está correndo… está fazendo hot yoga?
    HISTÓRIA SENDO FEITA! CAIO BONFIM CONQUISTA PRIMEIRA MEDALHA OLÍMPICA PARA A MARCHA ATLÉTICA
    Havaianas reúne squad de brasileiros em Paris em evento pré-olimpíadas
    Os uniformes do Brasil nas Olimpíadas ao longo dos últimos 20 anos
    FFW