A história da calça capri, que promete ser o hit do verão
O que a trend do momento nos ensina sobre peças que ressurgem, mas que nunca deixaram de fato de existir
A história da calça capri, que promete ser o hit do verão
O que a trend do momento nos ensina sobre peças que ressurgem, mas que nunca deixaram de fato de existir
Se há algo que podemos cravar sobre a moda, é que ela é cíclica: o que foi adorado há algumas décadas e caiu em desuso, muito provavelmente vai voltar como a trend da vez novamente -e cada vez em ciclos mais curtos. A estética Y2K é a prova disso, ao reviver peças marcantes da primeira década dos anos 2000 fazendo com que muitos de nós se perguntem “mas eu realmente deixei de usar isso?”. A queridinha da vez é a calça capri – aquela que termina entre o joelho e o tornozelo.
O que muitos talvez não saibam é que esse modelo de calça não passou a ser moda apenas graças a celebridades como Christina Aguilera e Rihanna no começo dos anos 2000. Estamos falando de uma peça que foi desenhada por Sonja de Lennart em 1948 e que ganhou popularidade graças a Grace Kelly, que a usou em férias na ilha de Capri – daí o nome. Mais tarde, Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Brigitte Bardot se tornaram fãs da calça que era considerada ousada nas décadas de 1950 e 1960.
Nas últimas semanas, a peça invadiu o TikTok, com vídeos de looks com a hashtag #capripants batendo mais de 6 milhões de visualizações. Além disso, a plataforma Lyst confirmou o aumento da popularidade, afirmando que “nos últimos meses, as buscas por ‘pedal pushers’ cresceram 26% e por ‘capri pants’ 41%”. Com celebridades como Julia Fox, Gigi Hadid e Jennifer Lawrence desfilando por aí com a peça, a calça vai ganhando o status como trend da vez. As passarelas também não ficaram de fora, trazendo suas releituras: da Versace em collab com Dua Lipa, a Jacquemus com modelos jeans, floral e em poá; e também Alexander McQueen em sua coleção pre-fall 23, vemos a capri se aproximando cada vez mais do que era quando começou a ser usada, há quase 80 anos.
Mas, afinal, por que o desejo pela calça capri voltou agora no verão do hemisfério norte? Certamente as redes sociais contribuem para o hype e facilitam na hora de buscar inspirações e modelos diferentes, mas não são as únicas responsáveis pela popularização do item. Para além de a moda ser, sim, cíclica, o que vemos agora é uma busca por um fator que por vezes parece ser esquecido: o conforto que pede o verão.
Enquanto nos anos 2000 as calças capri eram largas, de cintura baixa e normalmente combinadas com uma regata, agora as capri aparecem com cintura mais alta e em uma variedade de padrões, mais ajustadas ao corpo, muito mais parecidas com os modelos escolhidos pelas celebridades dos anos 1950.
As capri nos prova que ser a trend do momento levanta muito as vendas e como a lógica da moda atualmente gira em torno do que viraliza nas redes. Entretanto, ela é a prova viva de que não estar nos holofotes por um tempo não significa, nem de longe, que uma peça deixou de ser relevante ou que nunca mais será desejada.