A relação histórica entre o tênis e a moda
Com a estreia do filme ‘Challengers’ em abril, o esporte mais fashionista volta a ser o centro dos holofotes.
A relação histórica entre o tênis e a moda
Com a estreia do filme ‘Challengers’ em abril, o esporte mais fashionista volta a ser o centro dos holofotes.
Zendaya voltou a chamar atenção ao usar um custom da Loewe na press tour de seu novo filme Challengers em que interpreta uma ex-tenista e atual técnica de tênis. O vestido em paetês verde não era apenas deslumbrante como também temático – com a ajuda de seu stylist Law Roach, a atriz sempre usa looks que tem relação direta com o filme que está promovendo na ocasião.
Durante a press tour na Austrália, a atriz foi vestida por ninguém menos que a nova diretora criativa da Lacoste, Pelagia Kolotouros. O look consistia em uma cueca de cintura alta, uma regata combinando e uma saia transparente com brilho. A Lacoste é uma das marcas mais famosas do esporte, que já vestiu atletas lendários como Venus Williams, Novak Djokovic e foi fundada por um atleta, René Lacoste.
Com previsão de estreia no Brasil em 26 de abril, o longa do aclamado Luca Guadagnino (Call Me By Your Name) conta a história de três jovens que vivem um triângulo amoroso repleto de competição dentro e fora das quadras.
O figurino é assinado por ninguém menos que J.W. Anderson, diretor criativo de sua marca homônima e da Loewe. As escolhas para a produção prometem entregar um estilo esportivo, com camisas pólo impecáveis, suéteres colegiais, shorts plissados e pulôveres vareuse. Anderson ainda incluiu peças da UNIQLO, com quem tem uma antiga parceria, para integrar ainda mais a moda e o esporte. Mas a relação do esporte com a moda não é recente.
O tênis e a moda
Considerado um dos esportes mais fashionistas de todos os tempos, o tênis sempre caminhou lado a lado com a moda. Foi René Lacoste quem foi um dos pioneiros que mudou para sempre a forma como os atletas se vestem – para além de ter conquistado sete títulos do Grand Slam.
Após sua aposentadoria das quadras, ele fundou a marca de roupas que leva seu sobrenome em 1933, juntamente com André Gillier. O foco inicial era produzir camisas polo, inspiradas na necessidade de roupas confortáveis para a prática do tênis. Porém, Lacoste foi além, trazendo para a confecção o algodão, que proporciona maior conforto e mobilidade aos jogadores.
O tão conhecido logotipo de um crocodilo bordado no peito tornou-se uma marca registrada, inspirado no apelido “Le Crocodile” dado ao jogador pela imprensa americana devido à sua determinação nas quadras.
Quando pensamos em “camisas pólo”, outra marca bastante influente nos vem à mente: a Ralph Lauren. Fundada em 1967, suas principais influências vêm do estilo de vida sofisticado e elegante associado à elite americana, que, é claro, jogava tênis. Desde 2006 a grife lança uma coleção de design exclusivo para Wimbledon, o mais antigo torneio de tênis do mundo, além de ser considerado também o de maior prestígio entre os quatro principais.
Além das tradicionais camisas, também fazem parte do contexto do esporte as saias plissadas para as mulheres, os shorts mais curtos, o tradicional tênis branco (acompanhado de meias da mesma cor) e as viseiras. Uma das maiores referências no estilo atrelado ao tênis é o jogador André Agassi, vencedor de oito títulos do Grand Slam. O famoso slogan da Canon “Image is Everything” foi pensado para o atleta e resume bem a forma como ele se vestia em seus jogos.
As meias neon, os shorts (inclusive jeans), a peruca com corte mullet (ele revelou anos depois que sofria com uma queda de cabelo precoce), os tops em cores chamativas e as bandanas – sempre presentes – fizeram dele não apenas um dos melhores jogadores da história, mas também um dos mais conhecidos pelas referências de moda. No torneio Aberto da França de 1990, ele eternizou as meias coloridas ‘Hot Lava’ e os tênis Air Tech Challenge 2 que se tornaram um item adorado do streetstyle logo depois. Antes dele, Bjorn Borg, ícone sueco dos anos 1970, foi rosto da década com suas faixas felpudas.
Serena Williams é uma das principais referências femininas quando o assunto é estilo dentro das quadras. “O estilo e o esporte sempre estiveram estreitamente interligados, mas nenhum atleta abraçou o poder da moda como Serena Williams”, observou Katie Abel, editora executiva da Footwear News, à Reuters. Ela e a sua irmã, Venus, trouxeram referências pessoais para um esporte que era esmagadoramente branco quando competiram pela primeira vez como profissionais nos anos 1990, enfrentando críticas por usarem, por exemplo, tranças com miçangas.
Depois disso, foram inúmeros os momentos considerados icônicos da atleta: o vestido de tutu preto usado no US Open, feito especialmente para ela por ninguém menos que Virgil Abloh, os conjuntos coloridos e coordenados com seus tênis da Nike, as estampas tribais, a forte presença do neon e das transparências e os acessórios como tiaras eram escolhas certeiras de um dos maiores nomes da história do esporte.
Atualmente, inúmeras são as referências que trazem o esporte para suas coleções: a Ganni e a Céline lançaram coleções cápsulas com o tema, a Nike se uniu à Naomi Osaka para uma colaboração e Carlos Alcaraz, atual campeão de Wimbledon, também lançou uma colaboração exclusiva com a Louis Vuitton. Já a brasileira Bia Maia se tornou garota propaganda da Tiffany em uma de suas coleções. Da Miu Miu à Nike, é fato que essa estética ligada ao esporte centenário, hoje conhecida como preppy, se popularizou e já deixou de ser exclusiva dos frequentadores das quadras.