FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    A visão estética de Luca Guadagnino

    De ‘‘Call Me By Your Name’’ à ‘‘Suspiria’’, o diretor italiano é um dos grandes nomes da fotografia cinematográfica passeando até por marcas como Fendi e Ferragamo.

    A visão estética de Luca Guadagnino

    De ‘‘Call Me By Your Name’’ à ‘‘Suspiria’’, o diretor italiano é um dos grandes nomes da fotografia cinematográfica passeando até por marcas como Fendi e Ferragamo.

    POR Laura Budin

    Quem é Luca Guadagnino?

    Nascido em Palermo (Sicília), na Itália, e criado na Etiópia, Luca Guadagnino, 52, estudou cinema pela Universidade La Sapienza em Roma, mas considera que aprendeu ‘‘cinema’’, realmente, fora das salas de aula. Foi nos jantares de Laura Betti, atriz italiana conhecida por seus papéis em produções como ‘‘Teorema’’ (1968) e ‘‘Os Contos de Canterbury’’ (1972), que Luca iniciou sua relação intelectual com grandes nomes da Itália, dentre eles o diretor de cinema Bernardo Bertolucci e o pintor Valerio Adami.

    O ínicio de tudo

    Apesar de não ser tão bem recebido pela crítica, seu primeiro longa-metragem, lançado em 1999 e conhecido como ‘‘The Protagonists’’, marca o início de sua relação com a atriz Tilda Swinton. A amizade gerou um dos grandes filmes de sua carreira: ‘‘Um Sonho de Amor’’(2009), seguido por ‘‘Um Mergulho no Passado’’ (2015) e ‘‘Suspiria’’ (2018).

    Foi em ‘‘Um Sonho de Amor’’ que Guadagnino provou o quão versátil poderia ser dentro do cinema filmando a produção na Villa Necchi Campiglio, em Milão – local que abrigou a influente família Necchi Campiglio e atualmente pode ser visitada pelo público geral – com figurino assinado por Antonella Cannarozzi, mesma figurinista de ‘‘The Staggering Girl’’ (2019), que garantiu até mesmo uma indicação ao Oscar em 2011 de ‘‘Melhor Figurino’’.

    O cinema de Luca Guadagnino

    Guadagnino, atualmente, é dono de uma reputação impecável dentro da direção, da fotografia e da produção de cinema internacional. Suas influências o fizeram um mestre da direção por ‘‘sentidos’’ – aquela que o levou a criar obras como ‘‘Call Me By Your Name’’ (2017), ‘‘Bones And All’’ (2022) e o atual recordista de bilheteria do ano ‘‘Challengers’’ (2024). Extremamente preocupado com o posicionamento de corpos na tela, a lucidez de seus roteiros e as referências estéticas dentro de seus belíssimos planos gerais, Luca é um diretor que faz cinema sentindo, quase como se tivesse dentro da própria cena.

    Sua relação com a moda

    A moda e os figurinos dos filmes de Luca sempre estiveram entrelaçados e muito presentes na trama de cada uma de suas histórias. No entanto, foi apenas em 2019, com patrocínio da Valentino, que Luca produziu seu primeiro trabalho dentro deste mundo: o curta-metragem ‘‘The Staggering Girl’’ estrelado por Julianne Moore, Mia Goth, Kyle MacLachlan e KiKi Layne.

    Continuando sua relação com a moda, em 2020, Guadagnino produziu o documentário ‘‘Salvatore: Shoemaker of Dreams’’ sobre a carreira do conhecido designer Salvatore Ferragamo e seguiu com campanhas para a Ferragamo e a Fendi nos anos seguintes.

    Loewe e Jonathan Anderson

    Luca Guadagnino e Jonathan Anderson na premiere de ”Challengers” (2024).

    Luca e Jonathan Anderson têm uma relação criativa sólida e de longa data, marcada por várias colaborações, especialmente com a Loewe, onde Anderson atua como diretor criativo. Um dos projetos mais notáveis é a campanha da Loewe “I Dreamt of Loewe”, lançada em 2023, dirigida por Guadagnino e a assinatura do figurino de ‘‘Challengers’’ (2024) feita por Anderson.

    Além disso, os criativos compartilham do mesmo gosto por atores da cena como Taylor Russell, Josh O’Connor e, recentemente, Drew Starkey, protagonista do novo longa-metragem de Guadagnino, ‘‘Queer’’.

    Luca Guadagnino e Taylor Russell.

    Fora das telas

    Além da moda, Guadagnino também atua na indústria de designer de interiores: O diretor de cinema fundou um estúdio de arquitetura em 2017 nomeado ‘‘studiolucaguadagnino’’, sediado em Milão e especializado em design italiano contemporâneo mid-century. O estúdio lida com projetos privados encomendados por clientes como Federico Marchetti, fundador do grupo Yoox Net-a-Porter, e projetos de varejo para marcas de luxo, incluindo novas lojas para a marca de skincare Aesop, em Roma e Londres, e Redemption, uma marca de moda sustentável, em Nova York.

    Loja da Aesop por Studio Luca Guadagnino.

    Recentemente, o ‘‘studiolucaguadagnino’’ também transformou o Palazzo Talìa, um edifício histórico em Roma do século XVII, que já foi o Collegio Nazareno, em um hotel butique de luxo.

    Hotel por Studio Luca Guadagnino.

    Não deixe de ver
    David Lynch, diretor de clássicos como Blue Velvet e Twin Peaks, morre aos 78 anos
    Babygirl, Nicole Kidman e o tabu da diferença de idade
    O figurino de “Queer” faz imersão no estilo masculino dos anos 1950
    Você também faz rodízio de streaming?
    Biblioteca Mário de Andrade celebra 100 anos do Manifesto Surrealista
    Senna: série da Netflix ganha trailer e estreia em novembro
    A visão estética de Luca Guadagnino
    Era Indetectável: quando o ideal de idade e aparência não se conectam
    Longlegs: Por trás do visual do aguardado filme
    FFW