Alexandre Herchcovitch está de volta à marca que leva seu nome
Estilista volta ao comando criativo da etiqueta após 6 anos. Conheça a história da marca
Alexandre Herchcovitch está de volta à marca que leva seu nome
Estilista volta ao comando criativo da etiqueta após 6 anos. Conheça a história da marca
Em 2016, o mundo da moda brasileira ficou surpreso com o anúncio da saída de Alexandre Herchcovitch da marca que leva seu nome e que atualmente pertence ao grupo InBrands (Ellus, Richards, VR).
A venda para o grupo foi feita com foco na expansão da marca através de novos investimentos, mas acabou se tornando um problema para o designer, pois ao final do contrato, Alexandre perdeu o direito de usar seu nome para suas investidas criativas e licenciamentos que foram grandes sucessos comerciais e que ficaram, por direito, com a InBrands.
Corta para 2022. Nos corredores da última edição da SPFW, que aconteceu no mês de novembro, corria entre os fashionistas que Alexandre estaria prestes a voltar para a marca que fundou. O que era rumor foi então confirmado dias depois: Alexandre Herchcovitch retoma a direção criativa da marca Herchcovitch; Alexandre.
“Falei com Nelson [Alvarenga, diretor da InBrands] sobre meu desejo de voltar à criação e ele disse que seria um bom momento para retrabalhar a marca. É um desejo antigo. Não foi sempre assim, até porque eu quis sair de lá. Mas já faz um tempo que penso em voltar”, contou o estilista à Folha de S. Paulo. Numa espécie de seção temporária da marca, Alexandre voltará a assinar as coleções e pagará direitos de uso à InBrands.
A reestreia oficial da Herchcovitch; Alexandre está marcada para o próximo dia 08 (quinta-feira) com um desfile de 32 looks feitos com tecidos que estavam guardados nos porões da InBrands desde que a marca foi encerrada, anunciando uma nova fase para a grife, agora com maior foco na moda sustentável.
A HISTÓRIA
1971 – Nasce Alexandre Herchcovitch, filho de pai ator e mãe costureira, dona de pequena confecção de lingeries com quem Alexandre aprendeu os primeiros passos na moda.
1989 – Alexandre entra para a primeira turma do curso de moda da faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, fazendo parte da primeira turma de graduação de moda do país.
1990 – O estilista frequentava a noite paulistana e refletia a estética subversiva em roupas e camisetas para shows de bandas undergrounds de São Paulo. O interesse pela moda veio de sua mãe que tinha uma confecção de lingeries e desde então repassava seus ensinamentos para o filho, que fez seu primeiro vestido aos 16 anos.
1992 – Lança sua marca de roupas Herchcovitch; Alexandre apresentando roupas que questionavam o belo e a elegância, mas com muita maestria na produção. O látex, couro, vinil, tacha e correntes usados desde então representavam uma estética que transitava entre o gótico e o fetichista. Nessa época de desenvolvimento criativo, ele lançou seu símbolo principal, a estampa de caveira.
1993 – Se graduou em 1993 com um desfile que chocou os presentes. Com um look estampado por uma cruz invertida, terço nas mãos e chifres na cabeça, a drag queen Marcia Pantera desfilou deixando rastro de sangue (falso) pelo chão, o que fez ser um dos formandos que mais chamou a atenção daquela turma.
1994 – Estreou oficialmente sua marca no Phytoervas Fashion, considerado o embrião do que viria ser a São Paulo Fashion Week, que abriu as portas para vários designers iniciantes. Convidado por Paulo Borges, criador do evento junto a empresária Cristiana Arcangelli, participou de todas as edições, inclusive quando o evento se tornou Morumbi Fashion, como uma parceria entre Paulo Borges e o Shopping Morumbi.
1998 – Alexandre abre loja/ateliê na rua Haddock Lobo, em no bairros dos Jardins, e desfila pela primeira vez em Londres. Seu desfile é destaque nas revistas i-D e Dazed & Confused, bíblias da moda alternativa na época.
1999 – A marca estava consistente e já havia alçado voos muito grandes dentro do mercado brasileiro. A marca faz seu primeiro desfile em Paris.
2004 – Ele faz uma de suas coleções mais aclamadas na SPFW apresentando sua mistura de Hello Kitty e Carmen Miranda. Um dos vestidos de látex vai parar numa exposição do Museu Metropolitano de Arte Moderna de Nova York (MET) e atualmente faz parte do acervo de moda do museu.
2005 – A marca Herchcovitch; Alexandre estreia na Semana de Moda de Nova York.
2007 – Abriu sua loja no Japão e conquistou o Brasil com mais de 30 licenciamentos com seu nome, sendo os mais conhecidos com a Motorola (celular), Tilibra (cadernos), Bic (isqueiros), Ellus (jeans), Chilli Beans (óculos) e o que persiste até hoje com a Zelo, que produz artigos de casa, mesa e banho.
2008 – O designer paulistano vende sua marca para o novato grupo de moda I’M, em negócio tumultuado que durou apenas dez meses e foi desfeito. No mesmo ano, Alexandre fecha sociedade com o grupo inBrands.
2011 – Desfilou de forma independente em Nova York, depois de sair do Mercedes Benz Fashion Week
2013 – Ele vende 100% de suas participações na marca para o grupo InBrands, que passa a deter o direito sobre o nome Herchcovitch; Alexandre
2016 – Por conta do vencimento do contrato, para a renovação o grupo pede exclusividade do designer para a marca. Não contente, Alexandre resolve não renovar o contrato e sua marca é desativada, existindo por licenciamentos.
2022 – Aos 51 anos do designer, anuncia que está retomando a direção criativa da marca que leva seu nome, sob uma perspectiva sustentável. A primeira coleção dessa nova fase será a de inverno 23.