FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Como é o dia a dia de Anna Wintour?

    Quer se inspirar no dia a dia da editora de moda mais importante do mundo? reunimos algumas infos para você entrar no mood e aplicar na sua vida

    Como é o dia a dia de Anna Wintour?

    Quer se inspirar no dia a dia da editora de moda mais importante do mundo? reunimos algumas infos para você entrar no mood e aplicar na sua vida

    POR Gabriel Fusari

    Que ela é a mulher mais poderosa do mundo da moda você já sabe. Mas você tem ideia de como é a rotina diária de Anna Wintour? Para ela cumprir todos os eventos inimagináveis, manter vida pessoal e saúde em dia, requer muita organização. Afinal, para tomar conta de um dos maiores veículos de moda do mundo, não dá para marcar bobeira. Baseados no livro Anna: a Biografia de Amy Odell, separamos aqui algumas curiosidades sobre o dia a dia dela para te inspirar. Confira!

     

    HORA DE ACORDAR

    Anna acorda entre as 4h e 5h da manhã para ler jornais como The New York Times, The Wall Street Journal e The Guardian. Depois de conferir todas as notícias mais importantes do mundo, ela confere o (ex) Twitter e o Instagram para saber o que foi assunto nas redes no dia anterior. Sim, Anna Wintour tem um perfil falso nas redes sociais. 

    No Instagram, por exemplo, ela segue apenas pessoas próximas e jogadores de tênis. Então ela responde e-mails e mapeia seus compromissos do dia antes de partir para o tênis, esporte que ela pratica e adora! 

    Depois de se exercitar, ela vai se arrumar para o trabalho. Ela tem ajuda de um maquiador e cabeleireiro profissional diariamente, e veste seu uniforme. Sabe aquela máxima de escolher a mesma roupa pra evitar a fadiga de pensar? isso também rola com ela. Se ela não escolher um tailleur, ela vai de vestido florido, com três colares, uma sandália de salto Manolo Blahnik e uma jaqueta ou suéter. Ah, e claro, não podem faltar seus óculos escuros, que são prescrição médica. 

     

    HORA DE TRABALHAR

    Ela chega no escritório da Vogue entre as 8h e 8h30, começando o dia na correria. 15 minutos antes de chegar a sua sala, suas assistentes já correm na Starbucks buscar seu café da manhã: um café latte com leite grande e quente e um muffin de blueberry. 

    Cheia de reuniões, as  conversas são em diversos estilos, mas nunca passam de 15 minutos, as vezes são individuais com empresários ou editores. São reuniões de moda para conferir os looks que vão ser fotografados (iguais aquelas do documentário The September Issue, lembra?), e até reuniões com 40 pessoas. Suas preferidas? Reuniões pequenas e intimistas, já que são mais eficientes para determinar assuntos importantes. Depois de bater o martelo e repassar as informações mais importantes, ela reúne todas as pessoas em uma grande call para deixar todos na mesma página. Durante o dia, Anna costuma mandar e-mails para a assistente pedindo café, sempre da mesma maneira: sem assunto e dizendo “coffee please” no corpo do texto. 

    O QUE ANNA FAZ?

    Ao contrário do que muitos pensam, Anna não escreve. Em uma entrevista para James Corden, ela disse que ela não tem dons: “Eu não escrevo muito bem, não posso fotografar e nem fazer vestidos, mas o que posso fazer é usar minha plataforma para ajudar os outros”.  Além de CCO da Conde Nast, Anna é editora chefe da Vogue norteamericana, ou seja, ela define tudo que será publicado na revista: da direção da imagem de moda as entrevistas, as modelos dos editoriais e quem será a capa de cada mês. No final de cada edição, ou melhor, no início, existe uma carta da editora. Essa carta, na verdade, é escrita por um ghostwriter e passa pela revisão dela antes de ser colocada na revista. 

    HORÁRIO DE ALMOÇO E TARDE

    Por ser muito atarefada, ela costuma almoçar no escritório. Todo dia, uma assistente vai até o restaurante e busca seu prato com as louças do próprio estabelecimento. A comida? carne com salada caprese sem tomates. Ela come pouco e o resto é jogado fora rapidamente para a assistente correr de volta no restaurante devolver as louças. 

     

    Apesar disso, o horário do almoço também é um momento estratégico para fazer reuniões, às vezes informais, fora do escritório. Ao longo do dia, ela vai de um escritório a outro, seja no MET, ateliê de designers ou até mesmo restaurantes. Mesmo à distância, Anna (ou sua assistente) responde com rapidez e agilidade as perguntas, dúvidas ou e-mails da redação da revista para avançar com as coisas na produção do conteúdo. As assistentes e editores sempre buscam deixá-la ocupada em reuniões e encontros pois, se ela está na mesa de trabalho, ela costuma encher sua equipe com funções que os deixam de cabelos em pé. 

    HORA DE IR PARA A CASA

    No final do dia, se Anna tem um evento ela costuma chegar cedo e não fica muito tempo. Ela também raramente bebe, e quando bebe, aceita apenas uma taça de vinho branco, única bebida alcoólica que ela adora. Mas no geral, é do escritório para a casa. 

    Para se organizar com as coisas do trabalho, Anna leva para a casa uma bolsa com um caderno com tudo aquilo que ficou pendente de sua aprovação. Lembra do famoso “livro” que Andrea Sachs deixava na escadaria da casa da Miranda Priestly em O Diabo Veste Prada? É exatamente aquilo. Um croqui de como a revista deve ser antes de ir para a gráfica e chegar nas bancas. Nesse livro, textos e imagens que esperam a aprovação de Anna, portfólios de designers, propostas e rascunhos. Antes de encerrar o expediente já em casa, ela escreve suas considerações em post-its e faz seus rascunhos antes de dividir com outros editores. Só a partir daí, ela descansa para começar o dia novamente. Sabe que horas ela se deita? Às 22h ou 23h, dormindo apenas 6 ou 7 horas diárias. 

     

    FINAIS DE SEMANA

    Quando não há compromissos inadiáveis, como algum desfile importante ou evento que sua presença é requisitada, Anna gosta de passar os finais de semana com sua família numa casa de campo, dando um pausa na vida de trabalho intenso para depois voltar ao batidão da semana. 

     

    Não deixe de ver
    Por dentro da Soho house São Paulo, a primeira na América do Sul
    Como é o dia a dia de Anna Wintour?
    Enjoei abre sua primeira loja física em São Paulo, o lucro recorde da plataforma de roupas second-hand Vinted e muito mais
    Gisele Bündchen lança seu livro ‘Nutrir’ no Brasil
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Salvador ferve! 4 criativos locais dividem suas dicas da capital baiana
    Onde encontrar fantasias criativas para o carnaval 2024
    Rimowa apresenta sua mais nova cor
    Feira da Jabuticaba celebra vigésima edição em São Paulo
    Bulgari traz ao Brasil exposição exclusiva
    FFW