CONHEÇA A PAREIA: MARCA QUE TEM A ESTAMPARIA E AS CORES COMO PONTO DE PARTIDA
Fruto da parceria entre Cacau Francisco e Davi Sombra, o projeto ganha corpo e nova coleção – além de site próprio.
CONHEÇA A PAREIA: MARCA QUE TEM A ESTAMPARIA E AS CORES COMO PONTO DE PARTIDA
Fruto da parceria entre Cacau Francisco e Davi Sombra, o projeto ganha corpo e nova coleção – além de site próprio.
Quando o stylist e figurinista Cacau Francisco me mostrou pela primeira vez a marca que constrói a quatro mãos com Davi Sombra, perguntei: “se pronuncia pareia ou paréia?”. A resposta: “Pareia mesmo, em nordestino significa dupla”. O que já entrega muito de como a marca reflete e funciona.
“Falar da Pareia é mais complexo, se considerarmos esse encontro que começou em 2007 quando, por uma dessas coincidências da vida, eu e Cacau fizemos a prova de vestibular na mesma sala, passamos para o mesmo curso e, desde então, nos encontramos e desencontramos até isso se transformar numa sociedade profissional. Gostamos de registrar o vestibular, porque é um marco importante para as transformações que vivemos pessoalmente, culturalmente, profissionalmente a partir dali e que de certa forma foram marcadas pela presença de um na vida do outro”, reflete Davi.
Após a vida acadêmica, a dupla se reencontrou trabalhando juntos em uma marca, ainda no Ceará: “esse foi um momento bem potente, porque ali percebemos que havia uma sintonia criativa que se complementava. Além disso, a proximidade foi mostrando que vínhamos de contextos familiares parecidos, com valores e posicionamentos sensíveis a ambos… o que acabou transformando esse contato em amizade, apoio e divergências ao longo desse tempo”.
Profissionalmente, cada um seguiu seus caminhos desde a faculdade: Cacau trabalhou em empresas locais, participou e ganhou alguns concursos de moda até mudar para São Paulo, em 2014; enquanto Davi foi trabalhar em Fortaleza, fez intercâmbio, voltou e até deu aula na faculdade (UFC), onde anos antes se formaram.
“A Pareia existia sob demanda, principalmente para atender a parceria com a Martins, que foi um espaço muito importante de experimentação para nossas criações, onde desenvolvemos com o Tom [nome por trás da Martins] uma linguagem de estamparia que misturava o desenho feito por mim, as edições do Cacau, e saiam as estampas da marca”, explica Davi.
Mas tudo foi ressignificado em 2021, quando as características estampas foram parar em t-shirts e pôsteres, e assim surgiu a primeira coleção baseada no folclore brasileiro. Apesar da pouca presença online – a marca não tinha site próprio até mês passado (novembro) –, tudo se manteve no boca a boca e na parceria de quase três anos com a loja Gengibrão, Roro Rewind e outros pontos de venda físicos, como a Bala.Lab, em Fortaleza, e mais recente a Casa Boqueirão.
“Como cada um de nós vai tocando a Pareia em paralelo às nossas outras vidas profissionais, ela vai acontecendo criativamente nesses encontros. Sentamos e discutimos sobre as vontades que observamos nas relações criativas que desenvolvemos nos nossos trabalhos. Às vezes, da pesquisa criativa para o desenvolvimento de um projeto de figurino surge uma ideia de estampa, ou mesmo um detalhe de amarrações da nossa camisa cisne, da pesquisa de cores e materiais para outros trabalhos surge algo que pode ser usado na Pareia, como se ela fosse esse lugar pessoal, criativo, sempre ligado no fundo das nossas mentes”, filosofa Davi.
A evolução das cangas e t-shirts para a camisaria e shorts mostra que os exercícios permanecem, a cartela entrega essa predileção e relação íntima com as cores – em que as combinações não se limitam às óbvias ou usuais. A graça da Pareia está em uma dose de desprendimento, que não se leva à sério, apesar de manter um elaborado modus operandi em seu processo. Que venham mais lançamentos.