FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    DARK FANTASY: Conheça a estética feita por Inteligência Artificial que tem tomado conta do Tiktok

    Um mix entre fantasia sombria e tecnologia está criando releituras fascinantes e assustadoras; conheça!

    DARK FANTASY: Conheça a estética feita por Inteligência Artificial que tem tomado conta do Tiktok

    Um mix entre fantasia sombria e tecnologia está criando releituras fascinantes e assustadoras; conheça!

    POR Gabriel Fusari

    Um toque de fantasia nunca é demais em um mundo ruindo em pedaços. Pode parecer um tanto dramático, mas esse mote é o que move a Dark Fantasy, estética que tem inundado a ForYou do Tiktok. Para quem é fissurado em trabalhos feitos com inteligência artificial, essa estética já não é novidade, mas para os fãs de desenho animado, literatura e até mesmo moda, as imagens formadas são uma forma diferente de ver o mundo. Traçamos aqui um resumo da linha do tempo para você conhecer esse novo subgênero das redes sociais. Confira! 


    ORIGEM

    Apesar da estética chamar a atenção no app, ela não necessariamente começa por aí. Como a maioria dos movimentos do tiktok, tudo começou com um gênero literário que foi se esparramando e ganhando novas facetas que abordam o sobrenatural e elementos místicos. Os primeiros livros do gênero foram publicados por Gertrude Barrows Bennett entre 1917 e 1923, sendo também a primeira mulher a publicar livros do tipo nos Estados Unidos. Pense em clássicos como A Cidadela do Medo, O Labirinto e Claimed – esse último, que inspirou o maior autor do gênero,  H.P. Lovecraft, a criar.

    \

    Posteriormente, desenhos animados surgiram também trazendo o gênero e fomentando a estética como conhecemos hoje. Não tem como não citar: Caverna do Dragão, clássico do RPG que se tornou um desenho aclamado pela crítica e audiência, que curiosamente foi interrompido antes de finalizar a história, gerando histórias e narrativas sobre o fim precoce. Será que Uni, o Unicórnio e o Mestre dos Magos eram os verdadeiros vilões? Será que o Vingador queria ajudar os jovens a sair do universo paralelo? Dilemas que muitos millennials já se pegaram pensando.

     

    He-Man, She-ha e Thundercats são outros títulos que trazem esse toque mágico e guerreiro com um olhar medieval que o desenho animado apresenta. Fugindo um pouco do horror do subgênero da fantasia, os desenhos focavam em trazer valores enraizados a uma moral no final, o que fez com que se tornasse um sucesso entre as crianças especialmente na virada dos anos 1980 para 1990, além de marcar o inconsciente coletivo de uma geração.

     

    INTELIGENCIA ARTIFICIAL

    Por marcar a memória dos jovens, essa estética voltou nos últimos tempos, mesclando suas origens mais creepy com um visual nostálgico para contar novas histórias por meio da inteligência artificial. Imagine combinar seu filme favorito com uma marca de moda do momento, mesclado com um toque vintage. Feito pelo Midjourney, plataforma de inteligência artificial, o novo estilo de videos mistura magia com um pouco de estilo, dando ares de saudosismo e fazendo referência aos efeitos especiais mais antigos que nos deixavam arrepiados, mesmo sendo feitos com pouco orçamento e tecnologia.

    Pense em Harry Potter com Balenciaga de Demna Gvasalia, Os Incríveis com um olhar sixties, ou até mesmo Batman como um filme de terror medieval dos anos 1980. Algumas contas do aplicativo chinês e até mesmo do YouTube têm ganhado cada vez mais seguidores propondo essas releituras e lançando versões inimagináveis. Mesmo não sendo perfeitos, com falhas nos olhos, gesticulação e movimentos mecânicos, é impressionante a combinação que conseguem alcançar – sendo até uma forma de assinatura. Se o intuito é sempre misturar coisas que não têm conexão para dar novos ares assustadores e seduzir os fãs nostálgicos, os criadores acertaram em cheio.

    Não deixe de ver
    Rihanna é a nova musa de J’Adore, perfume clássico da Dior
    Gisele Bündchen estrela nova campanha da Balmain fotografada por brasileiro
    Converse lança nova collab com Rick Owens, O fundador da Y-Project, Gilles Elalouf, falece aos 58 anos, Tok&Stok retoma collab com Alexandre Herchcovitch e muito mais
    FFW Sounds: Normani
    Sasha Meneghel e Maisa entre fashionistas no jantar da Loewe em São Paulo
    Shein e Zara estão entre as marcas favoritas da Gen Z, diz relatório
    Sasha Meneghel: “Eu sou nepobaby, sim”; saiba o que significa Nepobaby
    A história do vestido de estampa de jornal da Dior e Carrie Bradshaw
    FFW