FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Do Punk à Moda: saiba mais sobre a designer turca Dilara Fındıkoğlu

    Um dos nomes mais interessantes da sua geração e que cancelou às vésperas seu desfile na LFW

    Do Punk à Moda: saiba mais sobre a designer turca Dilara Fındıkoğlu

    Um dos nomes mais interessantes da sua geração e que cancelou às vésperas seu desfile na LFW

    POR Laura Budin

    Dilara Findikoglu é uma designer nascida em Istambul, Turquia, mas radicada em Londres que tornou-se uma voz influente dentro da semana de moda londrina onde apresenta coleções com tons religiosos e políticos desde sua graduação. Tamanho talento, fez a designer que já vestiu nomes como Margot Robbie na after party de Barbie em Londres em julho deste ano e mais recentemente Cardi B na premiação VMA’s e Olivia Rodrigo para a Rolling Stone.

    Tanto que ao anunciar que decidiu se ausentar das passarelas nessa London Fashion Week, pegou todos de surpresa. Em entrevista, Dilara revelou: ‘‘Isso não era algo que eu queria fazer ou uma decisão que tomei levianamente, mas a realidade é que simplesmente não temos dinheiro para um desfile no momento’’.

    “Para fazer um show, preciso ter uma marca. O mundo Dilara e todo o seu drama não vem de graça. Todos precisam ser pagos’’, ponderou. Os motivos para a jovem designer parecem recair na falta de patrocínio para estilistas independentes.

    Formada pelo Central Saint Martins onde levantou sua primeira bandeira: juntou alunos que não foram selecionados para o programa final de graduação para apresentar suas coleções no pátio da universidade – movimento que ficou conhecido como #encoreCSM. A jovem, aos quinze anos, escolheu o CSM como lugar de aprendizado acadêmico, após ler sobre a experiência de John Galliano, primeiro estilista britânico a assumir uma casa francesa, em uma revista de moda.

    Na época, ela ainda estava na Turquia e mesmo com o tradicionalismo turco e pressão familiar, conseguiu se mudar para o exterior para estudar. Anos depois, a designer conseguiu seu primeiro estágio, com o próprio Galliano, na época em que o estilista fazia seu primeiro desfile para Maison Margiela.

    Dilara traz suas maiores inspirações da Turquia, onde teve que viver um ambiente hostil de guerras religiosas e extremismo. Exemplo disso, foi sua primeira coleção na temporada de Primavera/Verão 16 onde se apropriou de simbolismos religiosos como o Jardim de Éden para criar um desfile onde a religião personificava sentimentos diferentes daquele que ela havia presenciado.

    Suas roupas incorporam alfaiataria vintage, cores fortes como vermelho e preto e diversas referências ao punk e ao rock misturando experiências de sua adolescência com seus ideais feministas. Dilara tem uma visão iconoclasta e distópica e, apesar de apresentar designs nostálgicos regados à técnicas artesanais de sua cultura, a estilista também é fascinada por conceitos como ocultismo, alquimia e magia, termos e contextos que já foram utilizados em suas coleções por meio de representações figurativas de personagens dos seus livros científicos favoritos.

    ‘Joan’s Knives’, Dilara Findikoglu AW23 runway show

    Atraída pelo terror e temas intensos, Dilara retrata a moda como uma junção de todas as suas experiências, mas ressignifica a realidade triste que passou com um toque mágico e político. Já usou mitos sobre ‘’gênios’’ do islamismo para representar seus medos sobre esse mundo e vontades de escapar da Turquia até posters de bandas de rock que exibia nas paredes de seu quarto – tudo serviu de inspiração.

    Dilara foi descrita como ”a designer do futuro” por Lady Gaga e suas coleções já foram usadas também por artistas como Rita Ora, Madonna, Rihanna, Lena Headey e FKA Twigs – que foi responsável por seu destaque no show business. Em 2017 foi indicada ao Prêmio LVMH em uma categoria para a descoberta de novos talentos na moda e recentemente nomeada como designer para o prêmio New Establishment Women’s Wear.

    Não deixe de ver
    Tudo que sabemos sobre o documentário da Mugler
    Edição 58 da SPFW terá 40 desfiles e homenagem à Regina Guerreiro
    Luíza Perote: conheça a modelo brasileira
    Isabel Marant e Converse resgatam o tênis de salto
    Anitta e Kenner: por trás da collab exclusiva
    Figurinista de Emily in Paris desvenda os looks da nova temporada
    Marina Bitu e Mundo Social Magalu se unem para dar novo fôlego ao fazeres manuais cearenses
    Surrealismo digital: A fotografia de Yis Kid
    Supreme e Martine Rose reinterpretam códigos da moda masculina e streetwear em collab
    Gisele Bündchen estrela campanha que marca novo momento da Democrata
    FFW