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    Entre o crime e a alta costura: o figurino imersivo de Emília Pérez

    Entre as colaborações com Anthony Vaccarello da Saint Laurent e referências à arte latino-americana, o figurino de Emília Pérez nos lembra o poder da moda – na vida e – no cinema.

    Entre o crime e a alta costura: o figurino imersivo de Emília Pérez

    Entre as colaborações com Anthony Vaccarello da Saint Laurent e referências à arte latino-americana, o figurino de Emília Pérez nos lembra o poder da moda – na vida e – no cinema.

    POR Laura Budin

    Dirigido por Jacques Audiard e produzido pela Saint Laurent Productions, o musical espanhol ‘‘Emília Pérez’’ – que promete ser um dos destaques da temporada de premiações – estreou no Festival de Cannes com uma exibição ovacionada por 11 minutos e tem estreia marcada no Brasil em fevereiro de 2025. O longa, estrelado pela talentosa Karla Sofía Gascón, Selena Gomez e Zoe Saldana, segue a história de Juan “Manitas” Del Monte, um chefe de cartel mexicano que decide transicionar e dar início a uma nova vida como mulher. 

     

    Entre peças de alta-costura e uma pesquisa profunda nas cores e símbolos latino-americanos, atualmente, ‘‘Emília Pérez’’ é o filme mais premiado de 2024, com seis prêmios, incluindo o Prêmio do Júri e Melhor Atriz em Cannes. 

     

    O nome por trás do figurino

    A mente criativa responsável por trazer essas roupas à vida é Virginie Montel, figurinista e diretora artística consagrada pelo seu trabalho em filmes como ‘‘Rust and Bone’’ (2012) e ‘‘La Haine’’ (1995). Para ‘‘Emília Pérez’’, Montel não só assina os figurinos, mas também teve papel fundamental na construção da estética do filme, colaborando com o diretor Jacques Audiard. Montel trouxe para este projeto a expertise de um olhar afiado para a construção de personagens e seus universos visuais, criando trajes que vão da sofisticação europeia ao estilo mais ousado e urbano – ideais para a representação da transição da protagonista Manitas para Emília.

     

    Inspirações

    A pesquisa para as roupas foi vasta e cheia de referências da arte contemporânea latino-americana, em particular as cores e formas da pintura mexicana, para criar um visual que fosse tanto sensível, quanto expressivo. No entanto, o verdadeiro destaque vai para a evolução de Manitas para Emília. Quando ainda no seu papel de homem, Manitas usa peças ousadas, com muito ouro, joias pesadas e veludo. Já Emília, ao transicionar, adota um estilo mais sofisticado, com trajes elegantes como o vestido preto minimalista, refletindo a delicadeza e elaboração que caracterizam sua nova identidade.

     

    A parceria com Anthony Vaccarello

    A colaboração com a Saint Laurent e o trabalho de Anthony Vaccarello foi um ponto alto na realização da visão de Montel. Embora a marca tenha entrado no projeto tardiamente, as peças de arquivo de Vaccarello adicionaram uma camada de luxo e relevância ao figurino, como o terno vermelho de veludo usado pela personagem de Zoe Saldana. Além disso, a Saint Laurent não só ajudou a dar forma ao estilo de Jessi (Selena Gomez), mas também contribuiu com uma peça-chave: uma camisa brilhante que se abre de maneira sensual, remetendo à icônica figura de Marilyn Monroe. 

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