FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    FFW Sounds: L’ Homme Statue

    Da França para a cena underground paulistana, Loïc Koutana se juntou a Pedro Zopelar para formar um dos duos mais interessantes da cena artística brasileira.

    FFW Sounds: L’ Homme Statue

    Da França para a cena underground paulistana, Loïc Koutana se juntou a Pedro Zopelar para formar um dos duos mais interessantes da cena artística brasileira.

    POR Laura Budin

    Se você já passeou pelos eventos de moda e música underground de São Paulo, provavelmente já se deparou com Loïc Koutana: o multi-artista francês que trocou os arrondissements parisienses pelas avenidas cosmopolitas paulistanas. Na noite e nos palcos, Zopelar – ou Pedro Zopelar – músico, produtor, DJ e co-fundador da festa ODD é um dos principais responsáveis pelo nascimento do projeto L’Homme Statue.

    Hoje, o FFW te mostra por que o duo deveria estar na sua próxima playlist – ou melhor, uma referência para o mundo criativo. Vale destacar que Loïc já foi capa da revista FFW Edição #43 e é uma das nossas maiores apostas do cenário artístico atual.

    Quem é L’Homme Statue?

    Loïc Koutana, também conhecido como uma das partes do duo L’Homme Statue – ao lado do produtor e DJ Pedro Zopelar -, nasceu em Paris, mas morou na Costa do Marfim, país de origem de sua mãe até os 13 anos. Iniciando ginástica acrobática, quando retornou à França, Loïc praticou o esporte até os 18 anos, momento em que veio fazer intercâmbio no Brasil.

    Em São Paulo, Loïc iniciou um curso de Técnica da Dança Contemporânea no Teatro Municipal, enquanto trabalhava como modelo, e tem seu trabalho como bailarino muito inspirado em danças como o Butoh, a dança africana e a dança de rua. Sua carreira musical no Brasil começou quase como um encontro do acaso: Loïc foi descoberto por Zopelar no backstage de um show do Teto Preto e, finalmente, conseguiu juntar tudo que mais gostava – a música e a dança.

    Vale ouvir
    Dentre os mais recentes trabalhos divulgados pelo duo L’Homme Statue, o single ‘‘´Révolution’’ com videoclipe dirigido por Maurício Kessler, abrange o que Loïc faz de melhor: falar sobre sua ancestralidade, suas dores e suas alegrias sendo um homem preto, LGBTQIAPN+ e imigrante no Brasil em um poema visual e lírico repleto de intensidade.

    “Révolution inaugura para mim um momento muito importante da nossa carreira e também traduz sentimentos íntimos. É sobre reconexão com a minha arte e ancestralidade. Acredito que na vida todos temos momentos de revolução e evolução. Seja por algo violento ou leve, a revolução é necessária para acessar um novo lugar de elevação pessoal. E eu diria, ainda, que a nossa revolução é, sobretudo, baseada em sentimentos”, destaca Loïc, no release oficial do single.

    Álbum para conhecer

    Seu primeiro álbum ‘‘SER’’ foi lançado em 2021 e apresentou faixas cantadas em português, francês, inglês e espanhol. Esse primeiro projeto que foi uma bela introdução da dupla à indústria musical tem grandes influências do pop alternativo, do funk, da música eletrônica e dos ritmos do sul do continente africano. No entanto, ‘‘Révolution’’, EP lançado em abril deste ano com assinatura do coletivo paulista Gop Tun, é uma ótima porta de entrada para os que procuram conhecer o trabalho mais recente de L’Homme Statue – além de contar com um remix da BADSISTA na faixa homônima do projeto.

    Estilo & Estética

    Na moda, Loïc aposta em pele à mostra: croppeds, bermudas de cós baixo e jaquetas com o peito descoberto. É muito comum ver o artista com diferentes tipos de acessórios, mas o principal deles é o durag – vale destacar também o uso frequente de bonés, toucas, boinas e chapéus de crochê. Nas roupas, o artista brinca com certa dualidade nas cores: às vezes looks pretos e discretos com regatas básicas e calças e bermudas oversized, mas também ama aparecer com cores vibrantes como vermelho, rosa e amarelo.

    Não deixe de ver
    FFW Sounds: WIU, o multiartista do trap
    Da periferia para a periferia: O fenômeno do funk paulista
    KATY PERRY USA MARCA BRASILEIRA EM TAPETE VERMELHO 
    FFW Sounds: Normani
    FFW Sounds: Jup do Bairro
    Pabllo Vittar fala sobre processo criativo, sua coleção com adidas e amizade com Madonna
    FFW Sounds: Melly
    Tudo sobre o musical Emilia Perez com Selena Gomez
    FFW