FFW SOUNDS: SEVDALIZA
A voz e a mente por trás do viral de “Alibi”
FFW SOUNDS: SEVDALIZA
A voz e a mente por trás do viral de “Alibi”
Rumo ao topo: “Alibi” não alcançou a posição 3 no Top 50 Brasil e 12 no Top 50 Mundo do Spotify por acaso! De danças no TikTok ao som de “I just killed a man, she’s my alibi” até declarações de amor ao Brasil, Sevdaliza já animou festas como Mamba Negra e integrou o line-up do festival Primavera Sound São Paulo. A cantora sai da cena underground e conquista o público mundial com uma trajetória musical que inclui três álbuns e uma rica bagagem de autoconhecimento derivada de suas origens iranianas.
O FFW te conta por que Sevdaliza é um dos nomes mais quentes do pop e deve estar na sua próxima playlist – caso ainda não esteja!
Nascida no Irã, Sevda Alizadeh, mais conhecida por seu nome artístico Sevdaliza (36), se mudou para a Holanda com sua família quando tinha cinco anos devido à guerra em seu país. A artista vem despontando por sua sonoridade que mistura elementos de trip-hop, R&B alternativo e pop experimental e por seus videoclipes artísticos.
Vale ouvir:
A parceria entre Sevdaliza, Pabllo Vittar e Yseult em “Alibi” vem sendo aclamada por sua produção inovadora e a combinação única de estilos musicais. A faixa que alcançou a posição 3 do top 50 Brasil, e 12 no top 50 Mundo do Spotify. tem uma atmosfera sombria e introspectiva de Sevdaliza e é enriquecida pelas batidas de funk e harmonias vocais de Pabllo e Yseult.
Álbum para conhecer:
O álbum “Shabrang” proporciona uma experiência profunda e introspectiva. Lançado em 2020, ‘‘Shabrang’’ mistura trip-hop, R&B alternativo e música eletrônica, criando uma paisagem sonora única e explorando temas como identidade e vulnerabilidade, com letras poéticas e produção sofisticada. Sua voz transmite emoções autênticas, enquanto os videoclipes cinematográficos enriquecem a narrativa das músicas. Destaques incluem “Shabrang”, “Lamp Lady” e “Joanna”.
Estilo e estética:
A artista é conhecida por seu estilo “avant-garde”, frequentemente optando por roupas de designers com formas incomuns, cortes assimétricos e detalhes arquitetônicos. Ela combina elegância e sofisticação equilibrando ousadia e modernidade, além de incorporar elementos de sua herança iraniana, como padrões tradicionais e joias do Oriente Médio.
Conexão com o Brasil:
Antes mesmo da parceria com Pabllo Vittar, a cantora já cultivava um carinho especial com o Brasil: em 2018 lançou uma versão em português para a faixa “Human” e em 2019, durante seus primeiros shows no país, vestiu a marca Jalaconda – assim como em seu retorno em 2022 para a primeira edição do Primavera Sound São Paulo. Agora para a produção do videoclipe do sucesso “Álibi”, a cantora contou com um time formado totalmente por profissionais brasileiros, como o diretor Fernando Nogari e styling assinado por Juan Duarte que em entrevista ao FFW contou mais detalhes sobre sua colaboração na produção:
“O contato chegou do Fernando Nogari, diretor do videoclipe que junto de Martha Kiss Perrone, diretora criativa do videoclipe, me ligaram me convidando pro projeto e a gravação do videoclipe. Foram 3 dias de pré-produção intensos para construir conceitualmente a edição de moda que seria contada e fazer acontecer os looks que seriam usados pela Sevdaliza e também o figurino para mais de 20 pessoas do elenco em que também assino o figurino. Mesmo com o prazo curto, foi uma produção leve composta por um grupo de artistas que já tinham muita intimidade e respeito entre si e essa foi a razão de termos levantado uma obra tão potente em tão pouco tempo. Mantive contato a distância com Sevdaliza e sua equipe aprovando o conceito e os looks a distância”.
Já sobre a escolha a escolha da Jalaconda como ponto chave dos looks: “Teve a ver com minha profunda intimidade com a marca e com Jala, diretor criativo e estilista da marca. No começo da minha carreira na moda, trabalhei lá durante 2 anos e nessa época, arquitetamos para que Sevdaliza usasse a marca para seu show no Primavera Sound de 2022. Quando o convite para “Alibi” chegou, me pareceu coerente continuar essa relação já criada propondo um desdobramento mais complexo. O figurino de Sevdaliza também conta peças da marca Pedra Preta e da marca de acessórios Etnik”.