FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Gentle Monster: um olhar nada óbvio

    Como a marca sul-coreana se tornou objeto de desejo e um case de comunicação.

    Gentle Monster: um olhar nada óbvio

    Como a marca sul-coreana se tornou objeto de desejo e um case de comunicação.

    POR Laura Budin

    Disruptiva e contemporânea, a Gentle Monster mostra que o mercado de óculos pode ser tão luxuoso quanto às passarelas colecionando uma A-List de celebridades e astros do K-Pop como Rosalía, Pharrell, Jennie do Blackpink, BamBam, Timothée Chalamet, Lewis Hamilton e outros nomes.

    Com campanhas hiper criativas e linhas de eyewear com grandes nomes da moda, a sul-coreana Gentle Monster, fundada em 2011 por Hankook Kim – que ganhou investimentos da LVMH em 2017 – prova que customer experience combinado a boas estratégias de marketing – como espaços artísticos, flagship stores e parcerias – podem criar uma base de consumidores fiéis independente do preço de seus produtos.

    A marca se popularizou na Coréia do Sul por seus designs que se diferenciavam de óculos comuns – com frames maiores e modernos – e sua aparição em diversos k-dramas – séries sul-coreanas muito populares nos streams asiáticos. Alguns exemplos dessas produções ficam para ‘‘Her Private Life’’, ‘‘Landing on You’’, ‘‘Crash Landing on You’’, ‘‘Itaewon Class’’ e ‘‘The King: Eternal Monarch’’.

    Gentle Jelly: A campanha Viral

    Seu mais recente lançamento viral foi a coleção ‘‘Gentle Jelly’’. Inspirada em balas de goma e doces de gelatina, a marca criou cinco modelos que brincavam com essa estética nostálgica e vibrante dos anos 2000 – com direito a embalagens divertidas que imitavam pacotes de doce e se tornaram virais.

    Para criar uma experiência completa de imersão na temática da coleção, como de comum as ações da marca, foram abertas lojas pop-ups em Seul, na Coréia do Sul, e outra em Pequim, na China, onde o público podia explorar um pouco do universo colorido e sensorial da marca por meio de macro esculturas das embalagens e dos produtos da linha.

    Conheça 5 momentos onde a Gentle Monster deu uma aula de construção de marca:

    Gentle High School
    Antes da coleção ‘‘Gentle Jelly’’, outro sucesso também foi a ‘‘Gentle High School’’ – também conhecida como Optical Collection 2024. Lançada em novembro de 2023, a linha de seis novas armações, teve campanha estrelada pela atriz e modelo japonesa Nana Komatsu e o músico Shinichi Osawa em uma releitura do Ensino Médio japonês com muitas aulas marciais e atmosfera robótica.

    M.PRI$$
    Após sua primeira collab com os infames CEO Sunglasses, a segunda parceria da Gentle Monster com Alexander Wang intitulada “M.PRI$$.” teve seu debut em 2019 na New York Fashion Week com o lançamento de dois óculos de sol super adorados pelo público.

    Gentle Fendi
    Unindo a Coréia do Sul com a marca de luxo italiana, ‘‘Gentle Fendi’’ – coleção lançada em 2019 – propôs o lançamento de dois modelos unissex em três cores com direito a uma loja pop-up nomeada Gentle Fendi Café, em Seoul, e campanha dirigida pelo coletivo de artistas russos AES+F.

    Regina Anikiy usando a coleção Gentle Monster x D’HEYGERE.

    Gentle Monster x D’heygere
    Lançada em 2023, a parceria – ou melhor, casamento, como as marcas gostam de chamar – com a marca francesa de joias é uma das mais conhecidas pelo público amante da marca. Os óculos da colaboração apresentam piercings removíveis para a armação e semelhança a tiaras. ‘‘A campanha de colaboração apresenta um casamento bizarro e único entre Gentle Monster e D’heygere. A conexão deles transcende a distância de 8.965 km e a diferença horária de 7 horas entre Seul e Paris’’, relata o site oficial de compra da collab.

    Gentle Monster x Maison Margiela
    A colaboração mais notável e importante para a marca foi feita com a Maison Margiela em fevereiro de 2023 com campanha realizada pela artista digital Katherina Jebb em uma fusão futurista e inesquecível de ambos os gigantes da moda.

    Hoje

    Para os grandes fãs de Gentle Monster x Maison Margiela, na última semana de fevereiro, a marca também anunciou sua segunda collab com a marca de luxo para 7 de março. A colaboração anuncia armações de couro e designer ultra-futurista, com frames que se alongam até o nariz. Essa segunda parte da parceria também irá contar com lojas pop-ups em 5 cidades ao redor do mundo, sendo elas: Nova York, Seul, Xangai, Beijing e Tóquio.

    Entre outras novidades deste ano, a marca também anunciou a abertura de sua primeira loja no Japão para o dia 14 de março no elegante e sofisticado bairro de Aoyama, em Tóquio. O anúncio foi feito por meio de um teaser no estilo de animação dos animes e produções japonesas com uma estética sci-fi – dando spoilers do que a marca planeja criar no novo espaço.Atualmente, a Gentle Monster pode ser encontrada em mais de 450 pontos de venda, além de estar presente em 30 países ao redor do mundo.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!