FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    KPOP e a moda: um relacionamento sério

    Na primeira parte da série: NewJeans e seus números impressionantes

    KPOP e a moda: um relacionamento sério

    Na primeira parte da série: NewJeans e seus números impressionantes

    POR Julia Lange

    Com cada vez mais espaço e notoriedade em territórios que vão além da música, o KPOP – nome dado ao gênero pop sul-coreano – se mescla com a moda de maneira astronômica. Com números impressionantes que vão do engajamento aos contratos milionários, os artistas asiáticos têm arrastado multidões por onde passam e atraído os olhares vorazes das grandes marcas de moda. Seja ao dominar as primeiras filas das principais fashion weeks do mundo até serem responsáveis por contribuir para que itens de luxo esgotem em questão de horas, o mercado da moda parece ter finalmente entendido o poder desse fenômeno musical e cultural.

    Nas entradas dos desfiles da Prada, Louis Vuitton e Dior, entre outras, é comum observar um séquito de fãs eufóricos do gênero que se aglomeram para ver de perto seus ídolos – que recebem tratamento VIP das marcas, antes limitado às grandes estrelas de Hollywood. O motivo é claro: esses nomes geram mais notícias e engajamento para as marcas que qualquer outro artista ocidental. Numa nova série que vai apresentar os artistas mais relevantes das diversas gerações e sua relação com a indústria da moda, a FFW te convida a conhecer mais do gênero que já conquistou o mundo.

    Ep.1 – NewJeans e o poder do TikTok

    Com sua integrante mais velha tendo apenas 19 anos de idade, o grupo NewJeans (formado por Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein) fez seu debut há apenas um ano e já acumula números impressionantes. Em 219 dias elas alcançaram a marca de 1 bilhão de streams no Spotify com a música Attention, batendo o recorde do Guinness de grupo de KPOP que atingiu esse feito mais rapidamente. Antes o posto pertencia a ninguém menos que BTS, tido como a banda que de fato expandiu o gênero a números nunca antes vistos. No TikTok, a hashtag #NewJeans já tem mais de 13.4 bilhões de views e algumas de suas músicas já foram usadas mais de 1 milhão de vezes em vídeos da plataforma.

    Provando que o que viraliza na rede social cada vez mais dita as regras do que é pop e o que não é, as cinco integrantes do grupo já se tornaram embaixadores de marcas de luxo: Chanel, Gucci, Dior, Burberry e Louis Vuitton assinaram com cada uma das meninas. Até o nome escolhido para o grupo tem um pezinho na moda: ele alude ao jeans como um item de moda atemporal, refletindo o desejo de criar uma imagem duradoura na indústria (e já rendeu um contrato global com a Levi´s para as garotas). Ao mesmo tempo, faz referência a “novos genes”, simbolizando uma nova geração do pop.

    Mas afinal, quais têm sido as escolhas fashion desse grupo tão jovem? Esse look girl-next-door, com diversos elementos que remetem a uma inocência e naturalidade – como utilizar uniformes escolares em alguns dos videoclipes, ursinhos de pelúcia e maquiagens quase inexistentes, são uma constante para elas. Com vídeos gravados do próprio celular e com cenários hiper simples, as meninas do NewJeans trazem simplicidade em toda a imagem que vêm construindo, com elementos da estética Y2K e acessórios no formato de coelho – o símbolo oficial do grupo.

    Já confirmadas como embaixadoras da SS24 Seoul Fashion Week, que acontece em setembro, as jovens provam o poder que a rede ao lado tem em alavancar numa rapidez nunca antes vista os números e relevância em diversas indústrias. E as marcas que já entenderam essa fórmula, certamente, se colocam em outro patamar.

    Hanni para Gucci

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW