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    MSCHF: Tudo que você precisa saber sobre o coletivo de design

    Confira as criações mais famosas do coletivo de arte e as mensagens por trás delas

    MSCHF: Tudo que você precisa saber sobre o coletivo de design

    Confira as criações mais famosas do coletivo de arte e as mensagens por trás delas

    POR Gabriel Fusari

    Desde que surgiu, o coletivo MSCHF tem dado o que falar nas redes sociais por conta de suas criações inusitadas. Seja sneakers inspirados em figuras bíblicas ou calçados baseados em personagens de desenhos animados, o grupo liderado por Gabriel Whaley usa da cultura pop para viralizar na internet e contestar a indústria com muito bom humor. 

    Fundada em 2016 no Brooklyn (NY), os produtos lançados (ou somente apresentados como pegadinhas) conseguiram chamar a atenção de artistas, conglomerados de luxo e até do Vaticano.  Quer saber mais sobre os ítens mais emblemáticos da marca? Organizamos essa lista abaixo contando um pouco de cada um deles. 

    MINI LOUIS VUITTON

    O mais novo produto lançado pelo coletivo é uma versão minúscula da Totebag OnTheGo, da francesa Louis Vuitton. Desenvolvida como uma crítica à mudança dos tamanhos padrões de bolsas, a peça é menor que um grão de arroz e consegue passar num buraco de agulha, além de ser possível observar ela apenas com ajuda de um microscópio. A bolsa não estará à venda, sendo leiloada a única unidade feita ao fim de junho.

     

    AIR MAX 97

    Feito sem consentimento da Nike, o coletivo desenvolveu duas versões baseadas no tênis Air Max 97. A primeira versão, em 2019, chamada MSCHF X  INRI Jesus Shoes que tem um crucifixo preso no cadarço dos sapatos brancos e água benta no solado do tênis. Dois anos depois, em parceria com Lil’Nas X, ele desenvolveu o Satan Shoes, uma versão completamente oposta, em cores preto e vermelho, crucifixo invertido e sangue dos criadores na sola do calçado. Ele esgotou em minutos, e a polêmica foi tanta que religiosos fizeram mutirão de cancelamento nas redes sociais. 

     

    BIRKINSTOCK

    Quem é fã das bolsas da Hermès não esperava por essa. Utilizando o couro da clássica bolsa da marca francesa, MSCHF fez uma versão atualizada da sandália Birkenstock. A versão de luxo, inclusive, paródia a logo da Hermès em um produto que compartilha das qualidades da itbag. 

     

    AXE No. 5

    O perfume mais famoso do mundo teve sequestrada sua silhueta para o desodorante mais usado do mundo. Em 2021, o AXE N.5 apresentava o cheirinho do body spray na embalagem do Chanel N. 5, evocando lembranças do cheiro da adolescência. Custando aproximadamente R$2.100, o perfume foi reeditado para o nome censored para não ter problemas jurídicos com as marcas. 

     

    ONLY BAGS

    Pensando em brincar com o desejo de consumir bolsas de luxo e simulando um e-commerce, em 2022, a MSCHF selecionou sacolas de marcas conhecidas para serem vendidas por R$210 reais. Entre as marcas, Prada, Fendi, Supreme e até Victoria ‘s Secret estavam entre as escolhidas para serem compradas, chegando a esgotar em seguida. 

     

    SAPATOS DE DESENHO ANIMADO

    Como já adiantamos aqui, a MSCHF foi a responsável por apresentar calçados que brincam com a infância e com a imaginação de quem a consome. Pensando nisso, ela lançou parcerias com Tyga referenciando um modelo Old Skool da Vans com solado ondulado, mas principalmente as botas usadas pelo Astro Boy, personagem do mangá japonês de 1950.  Durante a semana de moda masculina de Paris, o rapper estoniano Tommy Cash apareceu fantasiado de mimico com novas versões da “Astrobota”, só que em cor amarela e com detalhes da Crocs – o que fez surgir rumores de uma possível parceria entre as marcas, que deve ser lançada até o final do verão do hemisfério norte. 

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