FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Por que o casting de garotas cool da Miu Miu é parte do sucesso da marca

    Por que o casting de garotas cool da Miu Miu é parte do sucesso da marca

    POR Laura Budin

    Micro mini saias, bolsas com pinduricalhos, cabelos despenteados, underwear bordada com pedrarias e a tendência “no pants” são algumas das inúmeras razões pelas quais a irmã mais nova da Prada ganhou um espaço permanente no topo de listas de marcas favoritas como a Lyst. Desde 2021, a Miu Miu vem relatando um crescimento contínuo que gerou um crescimento de 93% em vendas este ano em relação ao ano passado – aproximadamente US$ 579 milhões somente no primeiro semestre de 2024.

    Por mais que o sucesso da Miu Miu esteja atrelado a facilidade com que marca cria peças que se conectam com o zeitgeist, a marca passou três décadas criando um arquétipo que definisse o quem era ‘‘a garota Miu Miu’’ – frase que entusiastas da moda e a imprensa passaram a usar para descrever quem fazia parte do casting da marca.

    Mia Goth.

    ‘‘A garota Miu Miu’’ pode ser tudo: Da rapper Little Simz as atrizes Mia Goth e Cailee Spaeny, da escritora Miranda July à cantora indie Ethel Cain e a aposentada Qin Huilan – todas elas agora são consideradas garotas Miu Miu. Antes delas, Chloë Sevigny, Juliette Lewis, Drew Barrymore, para citar apenas algumas.

    Little Simz.

    Mas o que a faz tão diferente? A marca sempre gravitou para o lado da beleza ‘‘peculiar’’: “Há uma força e uma ternura, por exemplo, você pode querer ser bonita e gentil, mas também inteligente, política’’, contou Miuccia ao The New York Times sobre ‘‘a garota Miu Miu’’.

    Chloë Sevigny.

    Apesar da ambiguidade e da dualidade, ‘’a garota Miu Miu’’ nasce da espontaneidade de Miuccia, podendo ser ‘‘uma garota de 15 anos ou uma senhora à beira da morte” – assim como disse em outra entrevista. Fato que as escolhas improváveis dessas garotas apresentam uma variedade de personalidades bem singulares, que passam longe das garotas ideais das marcas mais tradicionais, provocam identificação com um estilo de vida que vai muito além da imagem. Para a Miu Miu, não basta parecer, é preciso ser.

    Reunimos no carrossel, algumas dos rostos que ajudaram a incorporar e tornar a marca tão única e por que não, um sucesso desde seu surgimento, em 1993.

    Não deixe de ver
    Essa vovó é um ícone de estilo que você precisa conhecer
    O que está por trás do visual de “Caju”, de Liniker?
    Damiano David do Måneskin assina coleção exclusiva com a Diesel
    Chloë Sevigny faz 50 anos e segue dando lição de estilo e autenticidade
    C&A e Patricia Bonaldi lançam collab “Essência Brasileira”, H&M anuncia coleção com Glenn Martens para 2025, CHANEL expande com boutique no Leblon
    Livro Babado Forte, de Erika Palomino, ganha segunda edição atualizada
    Dolce & Gabbana e Skims lançam parceria inspirada no estilo de vida italiano
    Quem disse que é feio? 15 calçados que provam que o ‘‘feio’’ pode ser também muito cool
    ASSISTA AQUI: “De Rua” volta às telas com segunda temporada
    Primeira Semana de Moda Periférica acontece em São Paulo
    FFW