Trend Report: as principais tendências da temporada masculina de inverno 23/24
Nosso editor reuniu as 7 principais dentre os desfiles de Milão e Paris
Trend Report: as principais tendências da temporada masculina de inverno 23/24
Nosso editor reuniu as 7 principais dentre os desfiles de Milão e Paris
2023 começou tinindo e com ele as semanas de moda masculinas – afinal, Milão e Paris ainda concentram nomes de peso e, especialmente nesta temporada, conseguiram inserir frescor com propostas que foram além dos fatores e limitações do gênero. Mais do que tendências, algumas inclinações funcionam como pistas, que influenciam desejos, claro, mas também podem ser olhadas de forma macro para entender como o varejo irá reinterpretá-las nas próximas estações. Aqui, reunimos 7 delas, que você descobre na sequência.
Efeito acolchoado
O agasalho da vez vem do clássico doudoune, que serviu de ponto de partida ganhando diferentes versões, das mais clássicas às mais divertidas (Dior) e até mesmo menos infladas (Magliano). Esportivas por essência, agora surgem em interpretações menos casuais e, consequentemente, menos caretas.
Cargo Effect
O utilitarismo foi uma das palavras de ordem. Esse fato somado ao longínquo revival dos anos 2000 fez com que as cargos voltassem – e aqui, quanto mais, melhor, não só nas laterais das calças como décadas atrás, mas posicionadas por toda a extensão da perna, como mostrou Martine Rose.
Decotes
O homem nunca foi mostrado tão despido, seja pela ausência de peças, transparências ou decotes profundos. Há um desejo de liberdade e também elementos que fazem repensar a seriedade do guarda-roupas masculino. Dois nomes que exploraram esse comportamento com frescor: Loewe e Saint Laurent.
Vinho, cheers!
Uma cor foi bem marcante nessa temporada de inverno 2023/24: o vinho (ou bordô ou burgundy). Nem tão vibrante, nem tão sóbrio, ele consegue aquecer e se destacar, em meio a uma profusão de olivas e cinzas. O blazer avelulado de Dries Van Noten ilustra bem a cor da vez – e é de fazer sonhar.
Parkas
Ao lado do doudoune, a parka volta como um item essencial – e aqui vale tanto a sua versão verde oliva feita em lona, tendo a Prada como grande exemplo, passando pelas versões tecnológicas da Dior, até a interpretação mais sofisticada da Lemaire.
Tchau, calças
Mesmo a Gucci tendo apresentado uma coleção controversa, ali foi detectado um desejo que iria ser repetido por outras grandes marcas: a ausência das calças. E, com isso, cuecas e ceroulas se tornando roupas para o outwear. Jonathan Anderson explorou isso tanto em sua marca própria, quanto na Loewe. Ao que tudo indica a campanha “no pants day” vai voltar mais forte.
Silhueta alongada
Entre os hibridismos que provocam a sisudez masculina, uma que merece menção especial é a silhueta alongada. Ela surge não apenas nos casacos, como em peças mais lânguidas, a começar por malhas encorpadas e camisas que se estendem até a altura dos joelhos.