Ela é a Barbie – e ele é só o Ken
Reunimos tudo sobre o figurino do personagem Ken (e Ryan!) tanto na frente das câmeras, quanto no red carpet.
Ela é a Barbie – e ele é só o Ken
Reunimos tudo sobre o figurino do personagem Ken (e Ryan!) tanto na frente das câmeras, quanto no red carpet.
Segundo a figurinista responsável pelo longa Barbie, de Greta Gerwig, Jacqueline Durran, “ninguém liga para o Ken”. Em entrevista recente para a Vogue Britânica, Durran disse ainda que “todo mundo só quer brincar com a Barbie. Ele tem muito, muito, muito menos opções”. Criado pela Mattel em 1961, o boneco conhecido como “namorado da Barbie” originalmente se chamava Kenneth e foi criado com esse propósito: ser o par da primeira boneca que não fazia as meninas sentirem que estavam apenas brincando de casinha.
A escolha do ator Ryan Gosling para interpretar o boneco nos apresentou sua versão super platinada e bronzeada, com spoilers de looks nos trailers divulgados – que estão sempre combinando com os de sua parceira em cena, Margot Robbie. Gosling, inclusive, se pronunciou afirmando que a falta de carinho do público pelo personagem foi o que o fez se interessar tanto pelo papel.
Entretanto, isso não significou looks menos trabalhados por parte de seu stylist. Mark Avery já veste Gosling desde 2015, e seu principal desafio quando se pensa na divulgação de Barbie foi moldar essa estética de alfaiataria tão presente em Ryan ao universo tão particular criado por Gerwig. O stylist citou em entrevista recente que ele acredita que conseguiu criar uma “Kenergy” – em tradução direta, “uma energia única do Ken” na maneira de vestir o ator. Fun fact: a Gucci criou o mesmo terno em diferentes tons pastel para todas as aparições de Ryan no red carpet.
Mark revelou que o segredo para alcançar o charme irresistível de Ken não é aderir a uma determinada cor ou silhueta, mas sim a energia cativante que irradia de dentro. E isso pode ser alcançado com qualquer cor. A essência da “Kenergy” é transcender os limites do mero vestuário e olhar para as profundezas das emoções – gostinho que já sentimos ao assistir ao trailer do filme. O stylist afirmou ainda que o ator é bastante participativo nas escolhas de seus looks para as premieres, e que rosa é uma de suas cores favoritas na vida real – muito mais que uma jogada de marketing.
Dentro do universo do filme, a premiada figurinista Jacqueline (vencedora do Oscar de melhor figurino na edição de 2013 por Anna Karenina), contou à Vogue Portugal que teve apenas onze semanas para produzir tudo, o que deu flexibilidade de incluir novas ideias durante o processo.
Sendo a praia o “habitat” preferido do personagem, Durran revelou ainda que o vestuário esportivo colorido da década de 80 é um look-chave para Ken, juntamente com alguns looks de estilo disco e outros de cowboy hiper-masculinos. “Compramos muito vestuário esportivo retrô para o Ken”, diz.
“Ele é esportivo. Essa é a sua principal característica.” De resto, a própria figurinista afirma que, como na vida real, o Ken foi secundário. Suas roupas mudam, mas sempre baseadas nas da Barbie. Pela divulgação já realizada e trailers lançados, vemos um Ken com looks sempre inspirados nos anos 80, coloridos, neons, com muita pele à mostra – sempre bronzeada – mas com a principal característica de combinar com a Barbie. Podemos aguardar peças icônicas, como o look cowboy, inspirado no boneco “Ken Western Stampin” e o da cena da patinação, vindo da “Hot Skatin’ Barbie” de 1994.
O foco do filme de Gerwig certamente não é o Ken. Mas, como parceiro da boneca mais conhecida do mundo, é interessante observar como o ator levou este quê coadjuvante também para o red carpet, onde arrisca, mantém o acento divertido, mas sem, em nenhum momento, ofuscar a protagonista.