Visibilidade Trans: 18 perfis para conhecer e seguir
Nomes que estão mudando a moda, política, arte e música
Visibilidade Trans: 18 perfis para conhecer e seguir
Nomes que estão mudando a moda, política, arte e música
29 de Janeiro foi instituído como o Dia da Visibilidade Trans. A data, que foi estabelecida em 2004, tem como objetivo trazer luz às pautas trans e, como o sugere, dar visibilidade para pessoas que ainda são impactadas por muitos estigmas e preconceitos – especialmente no mercado de trabalho.
Apesar disso, a moda, mesmo entre contradições e conservadorismos, consegue ser um dos ambientes que mais concentra nomes trans – e não estamos limitando a modelos, como anteriormente. Há uma série de nomes fortes e profissionais que estão transformando o mercado com criatividade, novos olhares e perspectivas. Reunimos aqui 18 deles, que transitam pela moda, claro, como também pela política, música, arte e comunicação.
Teodora Oshima é modelo, diretora criativa e designer de moda de sua própria marca. Ela traz referências à sua ancestralidade nipo-brasileira em suas criações. As peças da sua marca homônima estão disponíveis para compra na Pinga Store.
Erika Hilton é uma travesti, política brasileira e Deputada Federal, atuante nas causas voltadas aos direitos das pessoas pretas e LGBTQIA+. Foi eleita uma das “100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo em 2022” pela BBC. Na moda, ela desfilou no último SPFW, sendo sua participação no desfile da LED a mais emblemática.
Bielo Pereira é comunicadora, apresentadora e criadora de conteúdo. O principal assunto que ela aborda é sobre gordoativismo. Entretanto, empoderamento de pessoas negras e a luta contra a discriminação da população LGBTQ+ também fazem parte de suas pautas. Regularmente, ela também ministra palestras sobre os temas e faz consultoria em diversidade e inclusão voltado à empresas.
Aneco A. Oblangata, é editora de moda, stylist e criativa, colaborando com marcas nacionais e internacionais de grande relevância e direção criativa para artistas da música brasileira, um dos destaques mais recentes foi sua colaboração no styling do visual para o clipe de Cachorrinhas da cantora Luisa Sonza.
Caia Ramalho é diretora e fotógrafa. Ela foi responsável por campanhas publicitárias para Melissa, NARS e L’Óreal. Com olhar sensível, ela consegue refletir o lado íntimo de personalidades que fotografou para editoriais em veículos de moda renomados como Ela, Cláudia, Marie Claire e Vogue.
Ode é uma jovem artista multidisciplinar que transita entre o campo da moda e da comunicação. Em seu recente livro de imagens “A Rose and A Prayer” fotografado na cidade de Guarulhos, Ode traz imagens de pessoas pretas em contextos celestiais e surrealistas.
Ventura Profana é cantora, escritora, compositora, performer e artista visual. Nascida na Bahia, atua como cantora evangelista e pastora missionária. Um de seus trabalhos é atuar na pesquisa sobre as implicações e metodologias do deuteronomismo no Brasil e no exterior através da difusão das igrejas neopentecostais.
Irmãs de Pau é um duo formado por Isma e Vita Pereira. Isma Almeida é multiartista, trabalha com dança, música, DJ, produção cultural entre outras linguagens. É a idealizadora do Baile da Cuceta e artista das faixas “Travesti Maconheira” e “Vem Fud*”, que conta com mais de 7 mil visualizações no YouTube. Vita Pereira coleciona mais de 25 prêmios no cinema e participou de mais de 70 festivais internacionais e nacionais.
Alexza Paraíso, diretora de Arte e stylist é envolvida na produção de editoriais de moda e campanhas publicitárias. Personificou a cadelinha Gisele no videoclipe de “Cachorrinhas” da cantora Luisa Sonza.
Slina Soledad atua como DJ fora do Brasil. Entre seus trabalhos, o mais recente aconteceu em dezembro, na festa da Prada da Miami Art Basel. Ela também colaborou com Burberry na época em que Riccardo Tisci estava à frente da marca.
Felipa Queiroz é artista, modelo e produtora, com experiência na arte contemporânea e na produção de imagens de moda. Atualmente atua como community manager, diretora de arte e consultora de moda e imagem para marcas como TOCA, Usejoias e Comverso.
A estilista Vicenta Perrotta é responsável pelo Ateliê TransMoras em que mulheres trans e travestis buscam gerar renda com o trabalho de costura. Além disso, ela é uma ativista de direitos trans muito conhecida em Campinas, impactando cerca de 5 mil pessoas através de seus projetos. Durante a pandemia, ela juntamente de seu ateliê promoveram oficinas virtuais e vendas de moletons feitos com técnicas de Upcycling.
Rainha do tecnomelody, a DJ e produtora musical Taka Kasahara é um fenômeno musical Paraense. Também conhecida como Miss Tacacá, ela já tocou em diferentes projetos musicais, como Pornografitti e Veneno.
Rosto presente em desfiles e campanhas das principais marcas nacionais, Sam Porto é tatuador e modelo de Brasília. Ele já estrelou capa dos maiores títulos de moda do país como Elle, Vogue e L’Officiel Hommes.
Enantios Dromos é modelo, diretor artístico e visual, já colaborou em editoriais de moda nacionais e internacionais, e posou para campanha de Resort 2021 da grife francesa Mugler.
Yuri é HairStylist e responsável por alguns dos cortes e colorações de cabelos mais originais do Espaço Pelo Tosco que reside em SP.
Trindade é artista visual, modelo e stylist. Entre seus trabalhos, desfilou nas últimas edições da Casa de Criadores e também atua como CEO da marca Marginal Style.