O Balé da Cidade está com um novo espetáculo em cartaz no Theatro Municipal de São Paulo, MUYRAKYTÃ, que celebra o a Semana de 22. O evento que catapultou o modernismo brasileiro completa 100 anos e tem recebido muitas homenagens, de coreografias como esta a encartes especiais em jornais e rodadas de podcasts. O principal legado da Semana de 22 é a descolonização da arte brasileira que acontecia padronizada por uma estética europeia.
A coreografia de Allan Falieri traz a força disruptiva do movimento e um mergulho na utopia de uma sociedade equitativa. No release oficial, ele cita uma frase de Mário de Andrade que sempre devemos ter por perto, por mais distante que seja sua realidade: “O passado é lição para refletir, não para repetir.”
E nos corpos dos bailarinos, para dar vazão a essa resistência coreografada, estão as vestes do estilista Alexandre dos Anjos, um dos integrantes da Casa de Criadores. Artista de mão cheia e de grande sensibilidade, ele pintou sobre os figurinos a partir de uma pesquisa sobre os pintores da época. “Meu trabalho envolve pintura e utilizo o corpo como suporte para a minha arte. Olhei muito para o expressionismo das obras de Anita Malfatti, entre outros pintores da época e cheguei a conclusão de que deveria soltar a mão e deixar a minha pintura fluir”, disse em uma conversa comigo. Tive liberdade pra construir dentro das necessidade dos espetáculo minha própria linguagem de mundo”, finaliza Alexandre. E de fato, o figurino dá nova vida às figuras e cores fortes que nos acostumamos a ver em suas apresentações na Casa de Criadores.
O artista misturou alfaiataria e malha, pantalonas e pregas, de forma a criar peças que não restringisse os movimentos dos bailarinos. “Ver a roupa criada por mim ganhando forma e movimentos de dança foi lindo. Ter as cores dançando em sintonia com os corpos, com a música, com o espaço e encontrar um equilíbrio e sintonia, foi um exercício incrível”.
Vale mencionar também a participação de outra artista, a poeta Ryane Leão, que também integra a equipe deste espetáculo que, sem dúvida, vale ser visto.
MUYRAKYTÃ fica em cartaz até dia 27.02. Compre seu ingresso aqui.