FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Após 20 anos, Hospital Matarazzo reabre para exposição de arte contemporânea
    Após 20 anos, Hospital Matarazzo reabre para exposição de arte contemporânea
    POR Redação

    Após 20 anos, Hospital Matarazzo reabre para exposição de arte contemporânea, como a intervenção de Maria Nepomuceno ©Marcela Duarte/FFW

    Lembra da comoção nacional com exposições como a de Yayoi Kusama e David Bowie? Pois prepare-se, porque vem aí mais uma mostra que promete mobilizar hordas de gente. Na terça-feira (09.09), será aberta a “Made by…Feito por Brasileiros”, no local onde antigamente funcionava o Hospital Umberto Primo, conhecido como Hospital Matarazzo, em São Paulo. O FFW esteve no local nesta terça-feira (02.09) para a entrevista coletiva de imprensa e visitou o espaço, onde já estava parte das obras.

    Alexandre Allard (em pé), do grupo Allard, durante a coletiva de imprensa ©Divulgação

    Se fosse possível apenas visitar o local — mesmo que não houvesse nenhuma obra de arte para ver —, já valeria o passeio. O hospital estava abandonado desde 1993 (repare que lá se vão 20 anos), quando foi interditado pela Vigilância Sanitária. A maior parte dos prédios do conjunto arquitetônico, inaugurado em 1905, é tombada, o que desencorajou empresas a investirem no espaço, que tem mais de 27 mil m² e edificações em estilo florentino. Como os prédios não foram reformados para a exposição, quando se entra no espaço, parece que estamos viajando no tempo e temos a impressão que a qualquer momento uma parteira de avental e chapeuzinho brancos vai cruzar os corredores carregando um recém-nascido.

    Não bastasse a magnitude arquitetônica, serão expostos trabalhos de mais de cem artistas, sendo a metade deles do Brasil. São nomes importantes da arte contemporânea, que mostram trabalhos ora grandiosos e coloridos, ora simples e instigantes, em contraste com os prédios históricos. Entre os brasileiros, estão Tunga, Henrique Oliveira, Márcia e Beatriz Milhazes, Iran do Espírito Santo, Nuno Ramos e Vik Muniz. Eles dividirão espaço com Adel Abdessemed, Moataz Nasr, Jean-Michel Othoniel, Joana Vasconcelos, Francesca Woodman, Tony Oursler e Kenny Scharf, entre outros artistas estrangeiros. Um dos destaques é a obra Baba Antropofágica, de Lygia Clark, criada em 1973. Para os fashionistas, a curiosidade é ver as imagens e os vídeos feitos por Oskar Metsavaht, da Osklen. Algumas peças foram encomendadas e criadas especialmente para o espaço. Os organizadores também propuseram parcerias entre artistas estrangeiros e brasileiros, que foram instigados a elaborarem trabalhos conjuntos.

    + Assista ao vídeo Interfaces, de Oskar Metsavaht, gravado em Inhotim, e que será projetado durante a “Made by…Feito por Brasileiros”:

    Também será lançado o livro “Made by…Feito por Brasileiros”, que reúne dois anos de pesquisa, viagens e entrevistas com os principais criativos do Brasil, como artistas, colecionadores, críticos, artistas gráficos, designers, arquitetos, profissionais de instituições de arte e de moda. São mais de 1,2 mil páginas, distribuídas em três volumes, que fazem parte da coleção internacional “Made by”, capitaneada pelo galerista e publisher parisiense Enrico Navarra. A série já retratou a cena contemporânea de China, Índia, Tailândia e países árabes com o objetivo de compreender e retratar as pessoas que fazem a cultura e o espírito criativo de um país.

    Tudo isso é muito legal — e quem puder deve ir visitar, já que a exposição é temporária e será desmontada ao término do período —, mas é importante saber que o objetivo da exposição e de toda essa efervescência criativa é também chamar a atenção para o empreendimento do grupo Allard, que comprou o complexo em 2011 por R$ 117 milhões para construir um hotel de luxo assinado pelo arquiteto Jean Nouvel, além de outros projetos ainda não definidos. O grupo pertence ao americano de origem francesa Alexandre Allard, que chamou o curador Marc Pottier para organizar a exposição, que tem orçamento de quase R$ 15 milhões. Então, essa é a primeira fase “do renascimento do espaço antes do início de sua renovação e transformação em ícone do turismo e da cultura da cidade de São Paulo”, segundo o material de divulgação do evento.

    Além do hotel, o que se sabe é que o empreendimento, que se chamará Cidade Matarazzo, terá um Centro de Criatividade, com cinemas, estúdios de produção para filmes, música e arte, espaços para exposições, áreas para desenvolver artesanato, moda e especialidades da culinária brasileira.

    “Made by… Feito por Brasileiros” @ São Paulo
    De 9 de setembro a 12 de outubro
    Terça-feira a domingo, das 9h às 17h
    Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista
    Entrada gratuita
    + feitoporbrasileiros.com.br

    Horários especiais
    Dias 15, 16 e 17 de outubro, das 10h às 12h e das 14h às 16h

    + Veja mais imagens da exposição:

    Não deixe de ver
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising
    Exposição Rebojo promove artistas do Pará em Londres
    Matthieu Blazy vem ao Brasil para evento da Bottega Veneta
    FFW Insider entrevista Nick Knight