27.05.2019 / Arte / por

Banksy monta barraquinha na rua durante Bienal de Veneza

Banksy em Veneza / Reprodução
Banksy em Veneza / Reprodução

Banksy apareceu em Veneza esta semana – a cidade recebe até novembro a 58ª edição de sua Bienal de Arte.

Ele ocupou um espaço na rua para mostrar seu trabalho Venice in Oil, uma série com nove partes que, juntas, mostram um grande navio de cruzeiro, criando verdadeiras torres em relação às gôndolas ao seu redor.

A obra é um protesto no turismo de massa em Veneza, especialmente em épocas de Bienal, mas também chama a atenção para o fato de que, mesmo a arte de rua ser um enorme sucesso no mundo todo, Banksy nunca foi convidado para expor na Bienal de Veneza. “Apesar de ser o maior e mais prestigiado evento de arte do mundo, por algum motivo eu nunca fui convidado”, diz na legenda do post em seu perfil no Instagram.

 

Infelizmente, como podemos ver no video acima, a polícia logo acabou com sua “barraca” – pena para quem estava passando por perto e mal sabia que era o próprio artista ali.

Em 2013, ele fez o mesmo no Central Park, vendendo seu trabalho por cerca de US$ 60. Muita gente passava e achava que era um cara qualquer vendendo peças fake de banksy. Só que no dia seguinte, ele postou em seu site: “Ontem, montei uma barraca no parque vendendo telas 100% autênticas de Banksy assinadas. Por US$ 60 cada”. Paft!


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×