O movimento Reprogramando São Paulo será lançado no dia 17 de maio no Parque Ibirapuera com uma exposição a céu aberto que tem como destaque obras do artista brasileiro Bel Borba no mesmo formato da intervenção que fez na Times Square, em Nova York. O evento contará com uma série de atividades, que buscam modificar a relação das pessoas com a cidade por meio de iniciativas culturais.
Concebido pelo fotógrafo chinês Burt Sun, pela produtora cultura uruguaia Yael Steiner e pelo artista brasileiro Guil Macedo, o Reprogramando São Paulo será detalhado durante a abertura oficial, no dia 17, e vai até o dia 24 no Ibirapuera, mas a ideia é que a ação não se encerre no evento do parque. Depois desta primeira ação, há uma intenção de conseguir articular outros movimentos com a iniciativa pública e privada.
Com a ajuda dos curadores do projeto, listamos abaixo as cinco atrações imperdíveis do Reprogramando São Paulo. Programe-se!
1 – Instalação de Bel Borba
Intitulada “Times Square vem ao Ibirapuera”, a instalação será semelhante a que o artista apresentou em Nova York em outubro de 2012 — e que lhe rendeu fama internacional. Bel se utilizou de sinalizadores de trânsito descartados para criar objetos que coloriram a Times Square. Em Salvador, sua cidade-natal, o artista ficou conhecido pelos mosaicos feitos em conjunto com comunidades locais, inspirado no trabalho de Picasso (e por isso ele ganhou o apelido de Picasso do povo).
2 – Cinema móvel
Um caminhão onde serão projetados curtas-metragens e que também funcionará como um laboratório, ensinando como fazer filmes por meio de novas tecnologias, com uso, por exemplo, de celulares. A programação será exibida a cada duas horas.
3 – Bicicleta de cordel
Uma biblioteca itinerante de literatura de cordel. A intenção é preservar a grande tradição da literatura popular brasileira do cordel. A ação será desenvolvida nos dias 17, 23 e 24, mas todos os dias será possível fazer a troca de livros (quem doar um livro, recebe um exemplar de cordel).
4 – Graffiti de água
Uma das atividades da programação de Graffiti Ecológico será comandada pelo artista Bel Borba, que vai utilizar água coletada da chuva e de aparelhos de ar condicionado para criar desenhos ao ar livre. A proposta é inspirar o público a refletir sobre o uso da água. O artista faz a performance nos dois domingos (17 e 24), às 16h.
5 – Graffiti móvel
Também parte das ações de Graffiti Ecológico, o graffiti móvel é a forma encontrada pelo VJ Suave de exibir desenhos sem poluir a cidade. Os desenhos que antes feitos com spray viram animações projetadas em paredes. A ação acontece nos dias 17, 23 e 24 após as 18h. Nos demais dias, suas animações serão exibidas na fachada do Museu Afro Brasil.
ReProgramando São Paulo @ Parque Ibirapuera
Abertura: 17 de maio, às 9h
Visitação: de 17 a 24 de maio, das 5h à 0h
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n (recomenda-se entrada pelo portão 10), Arena de Eventos
Gratuito
www.reprogramandosp.tumblr.com