A exposição Transit_São Paulo abre no sábado (20.07) e fica em cartaz no Pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera, até o dia 15 de setembro. Realizada pelo Instituto de Cultura Contemporânea e pela Fundação Sindika Dokolo, a mostra reúne 35 obras entre gravuras, instalações, pinturas, fotografias, esculturas e vídeos de 19 artistas de oito países africanos, além de um artista americano e dois europeus, ligados de alguma forma à cultura da região.
Com curadoria do angolano Fernando Alvim e do baiano Daniel Rangel, a exposição traz para a cidade uma seleção de obras contemporâneas e históricas que colocam a África no panorama artístico mundial e mostram a diversidade de movimentos artísticos do continente enquadrados nas mudanças socioeconômicas e políticas da região. “Essa é uma coleção africana de arte contemporânea, não uma coleção de arte contemporânea africana”, explica Rangel.
Fotografias do fotógrafo malinês Seydou Keita ©ReproduçãoEm destaque na exposição está a obra do angolano Edson Chagas, vencedor do Leão de Ouro da Bienal de Veneza 2013, a do malinês Seydou Keita, considerado pai da fotografia africana, e a do americano Nick Cave, diretor do programa de pós-graduação em moda no Instituto de Arte de Chicago, que apresenta uma instalação feita com tecidos com o titulo “Soundsuit”. Na obra, o artista usa materiais como lantejoulas, penas, sisal e madeira para reconstruir trajes típicos de ritos cerimoniais africanos.
Transit_São Paulo @ Pavilhão da Oca, Parque do Ibirapuera
De 20 de julho a 15 de setembro
De terça-feira a domingo, das 10h às 20h (acesso até 19h)
Parque do Ibirapuera, Portão 3, na Av. Pedro Álvares Cabral, São Paulo
Entrada Franca