No dia 9 de maio, a Prada inaugura em Milão um novo espaço reservado para sua fundação, a Fondazione Prada. Até então a entidade, criada em 1993 por Miuccia Prada e Patrizio Bertelli, contava apenas com a sede na cidade de Veneza.
Localizada em uma antiga destilaria no Largo Isarco, ao sul de Milão, a fundação tem 19 mil metros quadrados de área e projeto assinado pelo estúdio OMA, do premiado arquiteto e parceiro da Prada Rem Koolhaas, com participação do cineasta Wes Anderson. Anderson foi responsável por criar o bar, que reproduz o clima dos antigos cafés de Milão. Há também um espaço exclusivo para as crianças, desenvolvido pelos estudantes da École Nationale Supérieure d’Architecture de Versailles.
Para celebrar a abertura do novo local, a Prada está preparando uma série de eventos especiais. O artista plástico Robert Gober e o fotógrafo Thomas Demand vão trazer instalações que dialogarão com a arquitetura industrial do edifício. O cineasta Roman Polanski vai mostrar seu novo documentário, que fala sobre suas inspirações artísticas. Além disso, uma seleção de obras de arte da coleção da Prada será apresentada em conjuntos temáticos com curadoria de Salvatore Settis.
“A Fundação Prada reforça sua vocação multidisciplinar, destacando a autonomia e especificidade de cada linguagem criativa”, escreveu a entidade em comunicado. “Uma estrutura flexível e aberta – formada por curadores, escritores, cineastas e pensadores, todos convidados a elaborar e realizar novos projetos – vai guiar este novo curso e permitir a reinvenção constante do programa, bem como ativar um processo intelectual inquieto e em evolução.”