FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Galeria White Cube, que representa Damien Hirst, vai abrir espaço no Brasil
    Galeria White Cube, que representa Damien Hirst, vai abrir espaço no Brasil
    POR Redação

    “She Lay down Deep Beneath The Sea” (2012), de Tracey Emin ©Reprodução

    A White Cube, segunda maior galeria de arte do mundo (atrás apenas da Gagosian, em Nova York), anunciou a abertura de seu primeiro espaço no Brasil, mais especificamente no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. A inauguração do local acontece no início de dezembro com uma exposição inédita da artista plástica britânica Tracey Emin, intitulada “You Don’t Believe in Love But I Believe in You”.

    O novo endereço da White Cube, sua porta de entrada no continente americano, é o quinto espaço da galeria, que já tem três em sua cidade natal, Londres, e uma base em Hong Kong. Em São Paulo, a proposta da White Cube não é exatamente somente lucrar, ao menos de acordo com Tim Marlow, diretor da galeria, que, em conversa com a “Folha de S.Paulo”, afirmou: “Se dependêssemos das vendas no Brasil, seríamos loucos. […] Nosso objetivo […] é construir uma reputação e gerar interesse. Sabemos do sistema tributário do país, que dificulta muito os nossos negócios”.

    Uma das três sedes da White Cube em Londres ©Reprodução

    O primeiro “contato” da White Cube com o Brasil foi em maio deste ano, quando a galeria organizou a mostra “Fatos e Sistemas” do escultor britânico Antony Gormley no espaço que que passará a ocupar a partir de dezembro. Tal exposição aconteceu em paralelo com “Corpos Presentes”, uma retrospectiva de Gormley sediada no CCBB, no centro de São Paulo. Em parceria com o British Council, inclusive, a White Cube trouxe o artista ao país para uma palestra especial para convidados; também no mês de maio aconteceu a 8ª edição da SP-Arte, maior feira do segmento na América Latina.

    Instalação de Tracey Emin no Turner Contemporary (2012) ©Reprodução

    São Paulo causou uma ótima impressão em Marlow, que afirmou à “Folha de S.Paulo” que a cidade é um lugar “vibrante” e “maravilhoso”. Sobre o espaço alugado para ser a sede da White Cube brasileira, o diretor da galeria justificou: “É um prédio com muita luz e fica perto do parque [do Ibirapuera] e da Bienal. Nossos artistas adoraram a ideia de expor nesse lugar, então ficamos com ele”. E falando nos artistas representados pela White Cube, além de Emin e Gormley, podemos citar os badalados – e às vezes polêmicos – Damien Hirst, Gary Hume, Chris Marclay e a dupla Gilbert & George, formada por Gilbert Proesch e George Passmore.

    “My Bed”, de Tracey Emin ©Reprodução

    Já Tracey Emin, de 49 anos, é conhecida por seu trabalho moderno e autobiográfico: instalações em neon, objetos domésticos sujos, torcidos e melados com sangue, como a cama em “My Bed”, de 1999, ou ainda vídeos artísticos com teor feminista e anti-bullying, como “Why I Never Became a Dancer”, produzido em 1995.

    Não deixe de ver
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising
    Exposição Rebojo promove artistas do Pará em Londres
    Matthieu Blazy vem ao Brasil para evento da Bottega Veneta
    FFW Insider entrevista Nick Knight