FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Kusama Infinity: os detalhes do documentário fundamental sobre a artista japonesa
    Yayoi Kusama / Reprodução
    Kusama Infinity: os detalhes do documentário fundamental sobre a artista japonesa
    POR Redação

    Uma das artistas mais valorizadas na arte contemporânea atualmente, a japonesa Yayoi Kusama, prestes a completar 90 anos, é tema de um documentário fundamental sobre sua vida e carreira: Kusama Infinity. O filme dirigido por Heather Lenz estreou em Sundance no início do ano e chega aos cinemas americanos na próxima semana, em 7 de setembro. A diretora também irá coloca-lo em breve na plataforma de streaming Hulu.

    Nós sabemos da obsessão de Kusama por bolas e também já lemos ou ouvimos falar sobre seus problemas psicológicos e mentais, mas o documentário cumpre seu papel e vai muito além da superfície para mostrar um retrato intenso de uma mulher que, por muito tempo, viveu isolada e sozinha.

    O longa mostra a artista desde o início da carreira, as barreiras que quebrou, os sacrifícios que fez e os caminhos que percorreu para se tornar respeitada. Yayoi lutou contra o sexismo da época e também enfrentou uma depressão muito forte que culminou numa tentativa de suicídio. Uma das pérolas do filme é conhecer sua relação pupilo-mestre com a pintora Georgia O’Keeffe, que a aconselhou a ir para os EUA e levar sua arte junto. “Transformei meu trauma em arte”, diz a artista.

    Yayoi nasceu e cresceu no Japão durante a Segunda Guerra Mundial em uma familia disfuncional que desencorajava totalmente suas ambições criativas. Por décadas, seu trabalhou a afastava tanto de seus colegas quanto das pessoas que tinham poder no mundo da arte. Mesmo com tudo isso, ela criou um legado que abrange pintura, instalação, escultura, performance, poesia e até roupas, em colaborações com marcas como Louis Vuitton. “Kusama é uma combinação maravilhosa entre sensibilidade e o poder que vem com o sucesso. Passar um tempo com ela foi um privilégio”, diz Lenz.

    Heather Lenz e Kusama / Reprodução

    Heather Lenz e Kusama / Reprodução

    A diretora começou a escrever o roteiro há 17 anos e, neste processo, encontrou similaridades entre o sexismo que Kusama encarou nos anos 50 e 60 e o que ela própria – e muitas outras mulheres – enfrentam em Hollywood ainda hoje. “As mulheres não recebem o mesmo respeito por seu trabalho e, como resultado, precisam trabalhar muito mais. Ainda há bastante progresso para acontecer”.

    Yayoi Kusama finalmente encontrou o sucesso nos anos 90 através da energia de suas obras com bolinhas, especialmente seus incríveis infinity rooms que inundam o Instagram e acabaram virando uma espécie de paraíso para selfies. Se apenas o trailer já agrega imagens maravilhosas de arquivo, o filme completo promete ser uma joia rara e um mergulho intenso na cabeça dessa mulher tão forte e perseverante.

     

     

    Não deixe de ver
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’