Um dos nomes mais marcantes e seminais da história da moda contemporânea, o belga Martin Margiela deixou a direção de sua marca homônima em 2009 sob muito mistério – como sempre foi de seu feitio. Passamos grande parte desses anos sem notícias do designer, que recentemente voltou a ser assunto por seu seu documentário, lançado em 2019. Mas agora, Martin Margiela finalmente anuncia seu retorno à vida pública, não à moda, para a tristeza dos fãs de suas peças, mas sim como artista.
Esse passo é mais um na direção que reassumir o controle de sua história e narrativa, assim como no documentário ‘Martin Margiela: In His Own Words‘. A nova exposição, a primeira solo de Margiela, será inaugurada hoje (20.10) na Lafayette Anticipation, um espaço da Fundação Galeries Lafayette, no bairro do Marais em Paris.
O novo trabalho conta com uma seleção de 40 obras, entre esculturas, colagens, pinturas, instalações e filmes.
“Eu me tornei obcecado com moda muito cedo, e desenvolvi minha própria visão apresentando da forma mais conceitual possível, sinto que agora preciso experimentar outras mídias e aproveitar da criatividade sem barreiras” contou o designer, em email, ao The New York Times, ainda sem dar entrevistas.
Assim como em seu trabalho na moda, a arte de Margiela também é bastante ligada à desconstrução de formatos, da beleza e do cotidiano através de suas esculturas. Confira no carrossel acima uma prévia da exposição do designer.