Em importante acordo, o The Metropolitan Museum of Art, de Nova York, desenvolveu nova política de acesso público em parceria com as empresas Pinterest, Creative Commons, Wikimedia, Artstor, Art Resource e a Digital Public Library of America (DPLA). O museu está disponibilizando seu acervo online gratuitamente para fins comerciais e acadêmicos, num arquivo que conta com 375.000 imagens de 200.000 obras. O domínio dos arquivos agora é mantido pela Creative Commons.
Embora outros museus também disponibilizem acesso online para grandes acervos – o Rijksmuseum, em Amsterdã, e o Cooper Hewitt, em Nova York, por exemplo –, a parceria com as outras empresas significa que, além das imagens estarem disponíveis na página do MET, o público também poderá acessá-las em sites como o Pinterest e o Wikimedia.
Diretor do escritório digital do museu, Loic Tallon fez questão que os arquivos tivessem alta resolução – são fotos com 4.000 pixels, o que permite que os detalhes sejam vistos “de perto”, com o zoom.
“A coleção do museu, abrangente e diversificada, alcança 5.000 anos de cultura mundial. Nossa missão principal é deixar aberto o acesso para todos que desejam estudar os trabalhos de arte que estão sob o nosso cuidado”, declara o diretor do MET, Thomas P. Campbell, num anúncio oficial. “Aumentar o acesso ao saber e à coleção do museu responde aos interesses e necessidades do público, a nossa geração do século 21, oferecendo recursos de criatividade, conhecimento e ideias”.
Acesse aqui o acervo do museu.