Natureza
Natureza
POR Camila Yahn

Detalhe de uma das imagens que mostra a nova técnica desenvolvida por Nick Knight ©Reprodução

Em 1993, o fotógrafo Nick Knight ganhou acesso ao ervanário do Museu de História Natural de Londres, dando início à sua pesquisa para uma instalação no museu intitulada “Plant Power”, explorando a relação entre o ser humano e as plantas. A sua admiração pelo que viu fê-lo passar três anos mapeando mais de seis milhões espécies de flora e fauna presentes no museu. No final da sua cruzada, Nick elegeu 46 delas para fotografar. O resultado é o livro “Flora”, publicado em 1997, que retrata em imagens o universo botânico e o poder das plantas que tanto o fascinou.

Imagem do livro “Flora”, de 1997 ©Reprodução

Mais de uma década depois, Nick escolheu 15 das 46 fotos do livro para um portfólio de edição limitada, que acabou dando origem a uma exposição também intitulada “Flora” que aconteceu no final do ano passado no SHOWStudio, em Londres.

Técnica desenvolvida pelo fotógrafo que mistura água e calor no processo de impressão ©Reprodução

A exposição inclui não só essas 15 fotos de Nick, como também imagens de flores com uma técnica que demorou dez anos para ser perfeitamente desenvolvida. Tratam-se de fotografias inspiradas em pinturas do século 16 expostas a calor e água durante o processo de impressão, o que cria uma mistura perfeita entre pintura e fotografia.

Para quem não conseguiu passar pela mostra, o vídeo abaixo, apresentado por Carey Scott, diretora e curadora da loja do estúdio, faz um tour super completo:

+ Veja na galeria abaixo algumas das fotos da seleção:

Não deixe de ver
Alexander McQueen: a história do designer chega aos palcos da Broadway, em Nova York
Entre a lei e o feed: por trás da estética da inocência em tempos digitais
Havaianas e Dolce & Gabbana lançam segunda coleção de chinelos