“O maior segredo no mundo da arte é que ninguém sabe o que é arte contemporânea”, diz o crítico de arte e editor chefe da revista alemã Monopol, Holger Liebs.
“Eu costumo pintar somente o que eu odeio”, compartilha o artista americano George Condo.
“Quando você diz não para mim, é apenas o começo”, diz Marina Abromović, que lançou ano passado o documentário Espaço Além – Marina Abromović e o Brasil.
“Agora você pode achar todos os segredos do mundo da arte no Instagram, codificados em hashtags”, indica Adrian Cheng, diretor da K11 Art Foundation, em Hong Kong.
Ou você também pode ter um livro com os 100 segredos dos maiores nomes da arte contemporânea, incluindo os que foram citados acima. Editado por Thomas Girst e Magnus Resch, 100 Secrets of the Art World compila conselhos, anedotas e histórias pessoais de artistas, curadores, galeristas, diretores de museus, colecionadores, insiders do mundo da arte, entre outros.
Dentre os 100 nomes estão Jeff Koons, Zaha Hadid, John Baldessari e Hans-Ulrich Obrist,o diretor da Serpentine Gallery de Londres, considerado, pela segunda vez o mais influente do mundo da arte pela ArtReview.
100 Secrets of the Art World é publicado em inglês pela Editora Walter Köning e está disponível na Amazon.