A escultora Christine Yufon, que ganha exposição em São Paulo ©Divulgação
A artista e designer Christine Yufon ganha exposição na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. A mostra Natureza de Artista abre nesta quinta (17.07) e traz nove peças em bronze, madeira, cimento, vidro e outros materiais, algumas inéditas, que revelam a natureza inquieta e provocativa de Yufon.
Apesar de seu trabalho (e sua vida) ter cruzado com a moda diversas vezes ao longo de sua trajetória, foi através do estilista Dudu Bertholini que a atual geração se aproximou mais de Yufon. Dudu é um grande incentivador e admirador da artista e pode ser visto usando seus acessórios-esculturas como complementos poderosos em seus looks.
Christine é quase uma centenária, mas continua ativa em seu ateliê, no bairro de Higienópolis, na capital paulista. Nos últimos 30 anos ela se dedicou à escultura, mas sua vida é cheia de reviravoltas. Ela nasceu em Pequim, na década de 1920, filha de diplomatas. Casou-se com um engenheiro francês com quem vivia em Xangai. Quando estava grávida de seu segundo filho, a China foi tomada pelos comunistas e ela teve que deixar o país às pressas e embarcou para Paris. Na década de 1950, chegou ao Brasil, onde se tornou uma referência com suas aulas de etiqueta.
Foi na década de 1980 que ela começou a produzir esculturas em bronze que logo chamaram a atenção de Pietro Maria Bardi, um dos criadores do MASP, local onde ela fez uma de suas primeiras exposições. Mais tarde, nos anos 1990, ela começou seus primeiros experimentos com bijuterias e “esculturas de vestir”, que a tornaram conhecida no meio da moda por suas peças cheias de personalidade. Em 2009, ela ganhou uma homenagem no SPFW com um desfile exclusivamente de acessórios.
Christine Yufon – Natureza de Artista @ São Paulo
Abertura dia 17, às 19h. Até o dia 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Biblioteca Mário de Andrade – Salão Expositivo (3o andar)
Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo
(Metrô Anhangabaú – República)
(11) 3775-0002