Saint Laurent relança livro “Sex” de Madonna com exposição na Miami Art Basel
Saint Laurent relança livro “Sex” de Madonna com exposição na Miami Art Basel
Se hoje imagens de moda com teor fetichista e erótico já não chegam a causar choque, isso se deve à Madonna. Em 1992, paralelo ao lançamento do disco Erótica, a cantora lançou o polêmico livro Sex, onde Madonna incorporou uma personagem sadomasoquista chamada Dita Parlo em cenários de fantasias sexuais em que participavam a atriz Isabella Rossellini, os rappers Big Daddy Kane e Vanilla Ice, os modelos Tony Ward e Naomi Campbell, o ator pornô gay Joey Stefano e outros convidados.
Inteiramente fotografado por Steven Meisel, Sex foi lançado poucos anos após a explosão dos casos de AIDS entre a comunidade gay que foi alvo de grande preconceito por parte de toda sociedade. O período que se seguiu foi de medo do sexo na sociedade, especialmente nos EUA e Madonna foi um dos poucos nomes que saiu em defesa da comunidade gay e foi porta voz da prevenção à doença.
O livro SEX, junto do álbum Erotica, foi um manifesto audiovisual pela liberdade sexual. O clipe de Erotica, inclusive, foi feito nos bastidores das sessões fotográficas do livro, e dão uma ideia do conteúdo das fotos que, na época, foram tratadas pela crítica como pornografia de baixa qualidade, mas hoje as imagens são consideradas arte.
O livro esgotou e se tornou um objeto de desejo cujo conteúdo é muito pouco conhecido por quem não tem acesso ao livro e a maioria das imagens não são encontradas na internet. Mas a gente revela aqui algumas imagens para você entender melhor o quanto o livro foi revolucionário.
Para marcar os 30 anos do lançamento do livro, a Saint Laurent fará uma exposição planejada com curadoria de Madonna e Anthony Vaccarello, para celebrar a reedição do livro que ganhará apenas 800 cópias.
O projeto Saint Laurent Rive Droite vai apresentar uma seleção de imagens em grande formato do livro durante a feira de arte Miami Art Basel. As fotos, antes chocantes e agora atemporais, serão exibidas em uma instalação temporária à beira-mar construída especialmente para a ocasião.
Trinta anos depois, Sex continua sendo um artefato seminal de cultura e estilo, tendo aberto caminho para inúmeros artistas, entre eles o diretor de arte Fabien Baron.
A galeria à beira-mar que receberá a exposição será gratuita para qualquer pessoa com mais de 18 anos entre 29 de novembro e 4 de dezembro, das 10h às 19h em Miami.