FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Vale a pena conhecer: as máscaras misteriosas de Damselfrau
    Vale a pena conhecer: as máscaras misteriosas de Damselfrau
    POR Camila Yahn

    Basta uma rápida olhada no perfil de Instagram de Magnhild Kennedy aka Damselfrau para apertar imediatamente o follow. A especialidade desta artista norueguesa é fazer máscaras artesanais e surpreendentes, com formas e materiais inusitados que vão de uma fina renda do século 19 a objetos sujos e perdidos que encontra na rua.

    As máscaras não são apenas objetos de design ou arte, mas personagens ou entidades que são fotografadas no rosto da própria artista, ganham um nome e são então jogadas na internet, onde viajam por conta própria, especialmente pelo Tumblr e Instagram.

    Seus “rostos” lembram imagens ora tiradas de contos fantásticos, culturas exóticas, rituais indígenas ou da vanguarda das subculturas. Que lugar seria mais propício para o surgimento deste projeto do que Londres? Foi para onde Magnhild se mudou em 2007 e foi totalmente inspirada pela cena da noite e festas como Boom Box e Last Tuesday Society. Ela começou a fazer máscaras para compor os looks que usava para sair à noite. Durante o dia, trabalhava em uma loja vintage e aprendeu muito  olhando para as roupas e virando-as do avesso. “Todas as habilidades que tenho hoje aprendi lentamente ao longo dos anos, olhando para roupas e artesanato, tentativa e erro, e assistindo tutoriais do YouTube”, diz em entrevista ao Art Jewelry Forum.

    A artista Magnhild Kennedy / Reprodução

    A artista Magnhild Kennedy / Reprodução

    Todas as manhãs ela pesquisa no Tumblr, também olha para arquitetura, natureza, arte, mundo animal, moda, ficção científica e fantasia. “Sou movida pelos fantasmas que aparecem nos processos de produção e dos próprios materiais. É isso o que guia minhas decisões e informam os objetos que eu faço”.

    Mas o processo de nascimento de uma peça começa mesmo a partir dos materiais. “Tento me distanciar de qualquer ideia de forma até que ela surge sozinha. É quando a verdade do personagem aparece”. Uma vez pronta, Danselfrau busca entender com o que ela se parece, pesquisa o termo na Wikipedia e olha seu significado em línguas diferentes até que acha uma palavra, muda algumas letras e testa sua sonoridade.  Assim, elas ganham nomes como Taocan, Mimir, Icloni ou Daefnies.

    O próprio nome Damselfrau também carrega mais de um significado, uma palavra que se auto mascara – quer dizer mulher casada e solteira ao mesmo tempo. “Para mim tem a ver com algo como ser casada com você mesma”, diz.

    Projetos

    Suas máscaras vestem Daphne Guiness no clipe de Marionettes, música do primeiro álbum da socialite fã de Alta Costura, Optimist in Black. “Daphne está acostumada ao melhor que a habilidade manual pode fazer, então, se ela gostou do meu trabalho, acho que deve ser bom mesmo. Para uma pessoa autodidata, significou tudo, foi uma maravilha para minha auto estima”.

    Outro convite veio do stylist Alister Mackie para ela criar uma peça comissionada pela Louis Vuitton, publicada na Another Man.

    Seu amigo e pintor fotorrealista Ben Ashton se fotografou usando as máscaras para depois pintar uma série em larga escala para uma exposição em Londres.

    Damselfrau também faz figurino para teatro, nas peças absurdas e cheias de informação de sua amiga norueguesa Lisa Lie.

    Pinturas de Ben Ashton com máscaras de Danselfrau / Reprodução

    Pinturas de Ben Ashton com máscaras de Damselfrau / Reprodução

    Damselfrau trabalha sozinha e não tem assessoria de imprensa tampouco se preocupa em fazer PR para divulgar sua arte. “Não mando nada pra ninguém. Nesse mundo cheio de informação, as pessoas certas me encontram”.

    É aí que reside a liberdade que ela precisa para trabalhar e dar vida a essas criaturas fantásticas que, ao mesmo tempo que escondem seu rosto e protegem sua identidade, também chamam atenção para ele e para quem está por trás. “É um espaço de liberdade, mas também um lugar de privacidade e intimidade”.

    Abaixo, navegue pelas máscaras belas e misteriosas de @Damselfrau:

    Não deixe de ver
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising