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    Vans lança concurso de customização de tênis para alunos do ensino médio
    Vans lança concurso de customização de tênis para alunos do ensino médio
    POR Augusto Mariotti

    Peça vencedora da edição 2013 do Vans Custom Culture, feita por alunos da escola Beatíssima Virgem Maria, de São Paulo ©Divulgação

    A 2ª edição do Vans Custom Culture, concurso de arte e customização de tênis da Vans, já está com inscrições abertas. A competição é voltada a alunos do ensino médio, e as escolas públicas e privadas poderão se inscrever até o dia 29 de agosto. O número de vagas é limitado a 150 instituições de ensino do país. A Vans triplicou o número de vagas, já que na edição passada estava limitado a 50.

    Após as inscrições, as instituições receberão três pares de Vans em branco nos modelos Sk8-Hi, Slip-On e Authentic para que os alunos façam as suas criações baseadas nos temas arte, música, esportes de ação e cultura local (levando em conta o ambiente, a comunidade, a cidade ou o estado onde o aluno vive). A formação e a organização dos alunos ficam a critério das instituições de ensino, sem limites de pessoas, desde que todos estejam cursando o ensino médio. Para a final em São Paulo apenas quatro alunos e um professor ou diretor poderão participar do evento.

    Cada grupo deverá fotografar os modelos criados e enviar as fotos entre os dias 5 de setembro e 3 de outubro. O time de jurados da marca, composto por artistas convidados, vai selecionar os dez melhores tênis de acordo com os temas estabelecidos. Depois disso, haverá uma votação popular. As três escolas mais votadas participarão da etapa final.

    Os critérios de avaliação serão: o design do tênis, que deverá ser 100% original, sem referência a celebridades ou material já registrado com direitos autorais, criatividade e inovação, tudo isso sempre seguindo os quatro temas da competição (arte, música, esportes de ação e cultura local). Em 27 de outubro, serão anunciados os três finalistas que irão a São Paulo apresentar suas criações em um evento no dia 22 de novembro, com hospedagem e passagem custeadas pela marca. Inicialmente a final estava marcada para o dia 8 de novembro, mas a organização do evento mudou a data por causa do Enem.

    O concurso premiará as escolas finalistas, sendo R$ 10 mil em materiais de arte e R$ 2 mil em produtos Vans para a 1ª colocada; R$ 4 mil em materiais artísticos e R$ 1,5 mil em produtos Vans para a 2ª; e R$ 3 mil em materiais de arte e R$ 1 mil em produtos Vans para a 3ª colocada.

    Em 2013, mais de 50 escolas fizeram sua inscrição. Foram recebidos mais de 42 mil votos, e a escola vencedora foi a Beatíssima Virgem Maria, de São Paulo, com os tênis que retratavam a cultura local com as favelas e o lado nobre da cidade de São Paulo. A Beá, como é conhecida, levou para a escola uma premiação de R$ 10 mil para serem investidos em materiais de arte, e mais R$ 2 mil em produtos Vans. Entre os jurados estavam Deco e Lucas, ex-VJs da MTV, Ricardo Dexter, skatista da marca, Herbert Baglione e Sesper, artistas plásticos, e a estilista Juliana Jabour.

    Vans Custom Culture Brasil
    Inscrições: 1º a 29 de agosto
    Recebimento dos tênis nas escolas: 3 a 12 de setembro
    Envio das fotos: 5 de setembro a 3 de outubro (email customculture@vansdobrasil.com.br)
    Divulgação das dez melhores escolas: 6 de outubro
    Votação online: 7 a 26 de outubro
    Anúncio dos finalistas: 27 de outubro
    Exposição e anúncio do ganhador: 22 de novembro
    + vansdobrasil.com/customculture

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