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    Beleza orgânica: conheça algumas marcas amigas do meio-ambiente
    Beleza orgânica: conheça algumas marcas amigas do meio-ambiente
    POR Camila Yahn

    O óleo de côco é utilizado cada vez mais na produção de cosméticos ©Reprodução

    Se a moda dos produtos orgânicos ou artesanais chegou à indústria têxtil,  com marcas como a H&M e a HonestBy preocupadas com a pegada ambiental, não tardaria que chegasse à beleza. Nos dias de hoje, com toda a correria e inovações tecnológicas que nos rodeiam, sentimos necessidade de recorrer a produtos mais naturais e caseiros, que respeitem o meio ambiente e que ao mesmo tempo tragam os mesmos resultados (ou talvez melhores) dos produtos que estamos habituados a comprar. À parte tudo isso, este tipo de produtos nos faz sentir melhor com o mundo em que vivemos, contribuindo mais, em uma relação mais justa.

    Por todo o mundo, cada vez mais as marcas têm uma preocupação com o meio ambiente, qualidade do produto e design. A produção artesanal nos cosméticos teve início com a fabricação de sabonetes à base de óleos naturais vindos das plantas, mas hoje, as técnicas artesanais utilizadas na confecção de produtos foram avançando cada vez mais, permitindo a criação de todo tipo de produtos de uma forma ambientalmente responsável e consciente. E a preocupação não é só com o meio-ambiente. Muitas das substâncias utilizadas nos produtos que compramos normalmente são prejudiciais à pele e ao organismo. Então, para quem pensava que a produção de produtos orgânicos só beneficiava o meio ambiente, pense melhor.

    Os produtos da Lulu Organics ©Reprodução

    São várias as marcas que se dedicam de corpo e alma à produção de cosméticos e produtos de tratamento 100% naturais, mesmo com as dificuldades que essa produção acarreta.

    A Lulu Organics surgiu da vontade dos seus fundadores de encontrar mais produtos produzidos de forma orgânica e natural no mercado. “Depois de vários anos lutando para encontrar produtos de confiança no mercado, resolvemos agarrar no assunto com as nossas próprias mãos.”, dizem no site da marca. A empresa vende sabonete, bálsamo de lábios e shampoo seco em pó, o seu produto mais conhecido.

    A Burt’s Bees vende produtos à base de mel. Fundada no Texas, não tinha nenhum intuito de produzir cosméticos até que Burt, o seu fundador decidiu que queria tirar mais benefícios da cera que as suas abelhas produziam há mais de 12 anos. Não tardou até ele e a sua família venderam balsamo de lábios e sabonete nas feiras locais e depois para o mundo.

    As lindas latinhas da SteamCream ©Reprodução

    Outro exemplo é o da empresa anglo-japonesa SteamCream, que produz um único creme utilizando técnicas de vapor. A marca reconhece: “não é inovador mas é muito eficaz”. Por que vapor? Porque vapor é água, e as suas caraterísticas preservam todas as qualidades dos ingredientes naturais usados na confecção do creme. Assim, o SteamCream ganha uma textura leve e pura, que pode experimentar encomendando os produtos através do site da marca, que faz entregas no Brasil. Se os produtos são amigos do ambiente, o preço é amigo da carteira – 10 libras, ou aproximadamente R$ 30.

    Este é também o exemplo mais preocupado com o design das suas embalagens. Como a SteamCream só produz um tipo de creme – “para todos os tipos de pele, em qualquer lugar, para qualquer idade, em qualquer altura”, como descrevem no site -,  a única maneira de ter um produto diferente é através da embalagem. Com diferentes designs, alguns resultando de colaborações como a Swarowski, a latinha de metal que carrega o SteamCream é uma verdadeira peça-desejo na bolsa das mulheres ambientalmente conscientes.

    Sabonete da Sachi com ingredientes naturais e produção artesanal ©Reprodução

    No Brasil, temos o exemplo da Sachi, que significa felicidade e fruto em japonês. Ou seja, aquilo que a natureza nos dá. Sachi é também o apelido da sua fundadora, Sachimi dos Santos que fundou a marca “como continuação de um estilo de vida que desenvolve há algum tempo” que teve início com a alimentação. Ciente da dificuldade que existe em produzir produtos 100% naturais em larga escala, Sachi se concentra na produção de “produtos feitos à mão em pequenos lotes com ingredientes selecionados a dedo privilegiando a qualidade”, explica no site da marca. A Sachi tem sabonetes, óleos faciais e corporais, manteigas emolientes e aromas de ambiente, que pode comprar online.

    A tendência é que a indústria dos produtos orgânicos, de produção artesanal e amigos do meio-ambiente cresça cada vez mais para que os seus preços – alguns ainda bem acima da média – desçam e sejam acessíveis a grande parte dos consumidores.  Por um mundo melhor.

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