FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Conheça o processo por trás da criação de um perfume Hermès
    Conheça o processo por trás da criação de um perfume Hermès
    POR Redação

    hermes_abreCampanha Primavera 2010 da Hermès ©Reprodução

    No que concerne à perfumaria, a Hermès é bastante peculiar. É uma das únicas grifes de luxo que tem seu próprio nariz – ou perfumista – e produz fragrâncias exclusivas, enquanto outras marcas, também de luxo, licenciam seus nomes para conglomerados como Procter & Gamble ou grandes empresas de cosméticos, como a L’Oreal, e em troca eles produzem, embalam, distribuem e comercializam o perfume. Mas a Hermès não.

    O criador de perfumes da grife, Jean-Claude Ellena, entrou em 2004 e criou sucessos como a coleção “Les Jardins”, como “Un Jardin sur le Nil” e “Un Jardin en Méditerranée”, e agora em 2011 lança a coleção “Hermessence”, apresentada por Arnaud Beauduin, vice-presidente da Hermès Parfums, na tarde da última terça-feira na loja da Hermès em São Paulo, no Shopping Cidade Jardim.

    Arnaud apresentou a um seleto grupo da imprensa de beleza as nove fragrâncias que fazem parte de “Hermessence”, que traduz, como bem diz o nome, a essência e o essencial da Maison Hermès para os vidros de perfume. Por isso nove, e por isso tão diversas. “Hermessence” também expressa a liberdade e a criatividade não só da marca, mas também de Ellena, que teve – e sempre tem – carta branca na hora de criar essa coleção.

    ellenaO nariz da Hermès, Jean-Claude Ellena ©Divulgação

    “Ellena cria quando tem inspiração! Dessa vez, ele criou quatro fragrâncias de uma vez!”, contou Arnaud. É por isso que na Hermès não há constantes lançamentos de perfumes, já que eles surgem quando o perfumista Ellena está inspirado. E segundo Arnaud, os perfumes da Hermès não são parecidos com nenhum outro, pois “Ellena não escuta o mercado, não segue tendências. Nós odiamos tendências!”, contou o vice-presidente ao FFW, concluindo com: “Nós buscamos algo que ainda não existe”. Arnaud também fez questão de deixar claro que para a Hermès, fazer perfume é uma junção de duas coisas: “Criação e artesanato. Na Hermès nós temos artistas e artesãos por trás de todo o processo de criação do produto”.

    Para ele, isso diferencia a Maison de outras casas de luxo, além da busca pela narração de uma história em cada um de seus perfumes. Outro ponto que diverge em relação a outras marcas são as propagandas: “A Hermès não faz anúncio com celebridades. Em vez disso, ela cria uma essência boa o suficiente para se vender sozinha, sem precisar disso”, explicou Marcela Brandão, assessora de imprensa da marca no Brasil.

    E como são os números de vendas no Brasil? Arnaud só responde como um alto e sonoro “Muito bons!”, já que a marca não permite que se fale sobre números.

    HERMESSENCE

    iris-ukiyoA menina dos olhos da coleção ©Reprodução

    A coleção conta com nove fragrâncias, sendo o carro chefe “Iris Ukiyoé”, que traz uma leitura não usual da essência da Íris, inspirado pela arte japonesa e pela palavra “Ukiyoé”, que significa “imagem do mundo flutuante”. “Eu tenho uma imagem na cabeça de íris em um ‘mundo flutuante’. Como um eco daquele mundo, meu próprio jardim é cheio de íris azuis e brancas desde o começo de maio até o começo de junho; Desde então, os dois mundos formaram um eco de cada um, e eu não posso ver, cheirar e tocar as íris sem fazer através dos olhos de Hokusai ou Hiroshige”, explicou o perfumista em apresentação do perfume.

    “Eu queria reconstituir a sensação olfativa que certas variedades de Íris produzem em mim, buscando uma espécie de denominador comum em seus cheiros… Para expressar a ambiguidade que paira entre a presença e a fragilidade da flor, entre a discrição e a generosidade, eu trabalhei usando pequenos toques impressionistas. Foi fazendo uma justaposição dessas facetas que a fragrância assumiu sua identidade”.

    japonesPinturas de íris dos japoneses Hokusai e Hiroshige ©Reprodução

    Mas a coleção é grande o suficiente para agradar a preferências variadas, e há inclusive um kit em que o cliente pode escolher quatro miniaturas dos perfumes e guardá-las em uma caixa “tamanho viagem”, como nomeou Arnaud. O frasco de 100 ml custa R$ 593 e será vendido apenas na boutique Hermès, nada de perfumarias ou “free shop”. Outro diferencial? “A coleção Hermessence não tem gênero, são perfumes para partilhar”, ou seja, não são exclusivamente femininos ou masculinos, já que, segundo o perfumista da marca, isso é algo cultural.

    + Confira na galeria as outra oito essências do perfume:

    Não deixe de ver
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Willow Smith é a nova embaixadora da Dior Makeup
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Barry Keoghan na nova campanha da Burberry, o lançamento do perfume de Kylie Jenner, a linha capilar da Zara e muito mais
    Rihanna e A$AP Rocky estrelam short film juntos
    Dua Lipa é a nova embaixadora global da YSL Beauty
    A chegada da marca de cosméticos de Beyoncé ao Brasil, a collab da Jacquemus com a Nike, a nova coleção da New Saint e muito mais
    Quanto vai custar a linha para cabelo de Beyoncé que chega ao Brasil
    Zendaya como co-chair do Met Gala 2024, o novo produto de Hailey Bieber, Ganni à venda no Brasil e muito mais