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    Desfile high tech de O Boticário lança beleza para Inverno 2013
    Desfile high tech de O Boticário lança beleza para Inverno 2013
    POR Camila Yahn

    Fernando Torquatto finalizando a maquiagem de Vivi Orth ©Ricardo Toscani/FFW

    Aconteceu nesta quinta-feira (31.01), no Hotel Unique, em São Paulo, o desfile d’O Boticário, que não só apresentou a coleção de Outono-Inverno 2013 da Make B., Black Crystal, como também lançou as tendências de maquiagem para a temporada.

    A beleza criada por Fernando Torquatto, beauty artist da marca brilhou na passarela dirigida por Paulo Borges, com styling que contou com peças de designers do line-up do SPFW, assinado por Paulo Martinez. Com técnicas de video-mapping e animações 3D, tops como Renata Kuerten, Vivi Orth, Alicia Kuczman, Talytha Pugliesi e Marcelia Freesz apresentaram de forma performática uma beleza inspirada em divas do cinema, embelezadas com cristais Swarovski Elements. A parceria da Make B. com a Swarovski está presente nesta coleção mais do que nunca. Torquatto recorreu aos cristais para adornar a beleza apresentada, aplicando-os manualmente no contorno dos olhos, nas sobrancelhas e cílios, realçando todo o glamour da maquiagem e reavivando o “pretinho básico” presente na coleção.

    Marcelia Freesz com o esmalte magnético na cor Índigo ©Ricardo Toscani/FFW

    De novidades na Black Crystal Collection, podemos contar com o  Brilho Labial Star Lip, na cor Luminous Black, de acabamento transparente, utilizado por Torquatto para escurecer o tom do batom aplicado, e com o Esmalte Magnético, uma inovação tecnológica disponível nas cores Pink, Silver e Índigo  que em contato com um imã, forma um design irisado na unha.

    O FFW visitou o camarim e conversou com Torquatto sobre a maquiagem da próxima temporada, e com Patrícia Scholz, gerente do grupo de maquiagem O Boticário, que nos explicou como faz as pesquisas que decidem as novas cores e produtos e as inovações tecnológicas presentes nas coleções.

    Fernando Torquatto, beauty artist d’O Boticário para a Make B. ©Ricardo Toscani/FFW

    Quais foram as inspirações para este desfile?

    Um universo fantástico. A ideia é materializar divas do cinema que povoam o nosso imaginário até hoje, mas que vão entrar na modernidade. São divas contemporâneas. O desfile é uma amostra mais conceitual, e a inspiração Black Crystal são os cristais Swarovski que nós materializamos na coleção. É um efeito extremo e luxuoso, mas delicado unido à ideia do pretinho básico, e sombra preta de novo. A mulher sempre recorre ao lápis e sombra pretos, mas nós demos uma nova roupagem. É mais luxuoso que nunca, tem o lápis preto que deixa mais preto ainda, tem um gloss preto, o Brilho Labial Starlip para os lábios que se usado com um  batom muito escuro fica anos 1930.

    E quais são as principais tendências de maquiagem para o inverno?

    Tudo é alinhado com o movimento internacional. Estamos trabalhando há um ano e meio nessa coleção e é muito bacana ver os defiles de alta-costura em Paris e notar que o raciocínio é o mesmo. É alta-tendência. A volta do olho preto com importância e não como recurso para quebrar um galho. Em termos de cores temos violeta, azuis, verdes, prata, grafite e um pouquinho de dourado.

    Mulher consegue enganar uma estação, mas mais que isso não dá. Tem coisas que são ícones de beleza. É obvio que estamos conectados com o mercado internacional, eu viajo quatro vezes ao ano em pesquisa, mas o meu compromisso é com a beleza.

    A Palette Multifuncional (R$ 120) e o Brilho Labial Starlip (R$ 31,99) na cor Luminous Black ©Ricardo Toscani/FFW

    Em termos de novidades, o que tem de mais bacana?

    Temos a Máscara 3 em 1 que é muito interessante, que é uma mascara só com 2 pinceis diferentes que tem os três efeitos – definir, alongar e dar volume – ao mesmo tempo, o que é muito prático hoje em dia. E eu adoro a Palette Multifuncional, além de linda, já vem iluminador, dois blushes, corretivo, sombras cremosas e em pó, gloss e batons.

    Tem regras para a maquiagem?

    Em um desfile de maquiagem você tem que mostrar possibilidades. A linguagem aqui é mais conceitual. Mas a mulher vai entender qual é a imagem de beleza proposta e dar um traço mais delicado e ver que é possível misturar cores, usar olho e boca fortes. O mais legal é isso, são imagens que vão trazer para a consumidora uma ideia muito bacana do que usar no dia a dia.

    Os produtos essenciais para Fernando Torquatto ©Ricardo Toscani/FFW

    Os cinco essenciais de Fernando Torquatto:

    1. Make B. Primer, Facial Alta Definição, R$ 61,99 (30ml)

    2. Make B. Black Crystal Collection, Quarteto de sombras na cor Diamond Black, R$ 61,99

    3. Make B. Black Crystal Collection, Máscara para cílios 3 em 1, R$ 59,99

    4. Make B. Black Crystal Collection, Lápis para olhos na cor Deep Black, R$ 34,99

    5. Make B. Black Crystal Collection, Batom Perfeito na cor Precious Lilac, R$ 31,99

    Patrícia Scholz, gerente de grupo de maquiagem O Boticário ©Ricardo Toscani/FFW

    Como são realizadas as pesquisas para as coleções?

    Pesquisamos tendências desfiladas no mercado internacional, com o nosso time de Trends, trazemos as referências para o Fernando Torquatto, discutimos, escolhemos caminhos que acreditamos que serão tendência no Brasil e escolhemos um tema. Definindo o tema, escolhemos os produtos que vão contar essa história à consumidora e como vamos colocar as cores nesses produtos. Tudo passa pela validação do Fernando até ele falar que tá ok.

    Surgem cores que não se esperavam no processo?

    Claro! Ás vezes planejamos um rosa e quando chega do laboratório vem uma cor tipo salmão. Mas se está lindo e se funciona com a paleta de cores, fica na coleção.

    Mesa de backstage com alguns dos produtos da nova coleção ©Ricartdo Toscani/FFW

    E pesquisam também inovações tecnológicas?

    Assim como olhamos cores também olhamos tecnologia. Nós temos grandes parceiros internacionais na Alemanha, França e na Itália, grandes fabricantes de maquiagem que fornecem acesso a novidades. Nessa coleção estamos trazendo o esmalte magnético, que tem um imã que quando você encosta na unha dá um efeito diferente, então sempre olhamos novidades.

    Os tutoriais de maquiagem ajudam?

    É um canal fundamental porque ensina a mulher. A mulher vê o profissional ensinando, testa em casa e quando se sente segura sai na rua. O Boticário, a cada lançamento de coleção sempre faz dois looks com o Fernando que ficam no YouTube.

    Make em tons de azul ©Ricardo Toscani/FFW

    +Veja na galeria abaixo as fotos do desfile:

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