Estudo revela dados sobre consumo de maquiagem por mulheres pretas no Brasil
A pesquisa inédita aponta as principais buscas e dificuldades ao comprar maquiagem para peles negras

Lançada em 2017, a Fenty Beauty, marca de beleza da cantora Rihanna chegava para preencher um gap de mercado e valorizar todos os tons de pele, das mais claras as mais escuras (principalmente) e oferecer finalmente uma opção a tantas pessoas que não podiam encontrar maquiagens para seu tom de pele específico entre tantas marcas disponíveis do mercado.
Agora a pesquisa inédita, disponível no site Think With Google, sob encomenda da marca de cosméticos Avon para a consultoria Grimpa e o Google, busca entender e estudar o consumo de maquiagem por mulheres pretas no Brasil onde 54% da população é negra e 50% das mulheres brasileiras compram maquiagem para peles negras. O foco da pesquisa está em produtos como pó e corretivo, diretamente ligados ao tom de pele.
Segundo o relatório, o crescimento do interesse por diversidade no mercado de beleza é historicamente ligado aos produtos de cabelo e posteriormente se destrincha para maquiagem e demais categorias:
Parte desses dados podem estar ligados à dificuldade de achar produtos de pele – como base e corretivo – para pele negra, principalmente retinta, o que faz com que mulheres pretas procurem por curadoria:
80% pesquisam antes de comprar um produto.
As maiores dificuldades das mulheres pretas para comprar um produto são:
O resultado quebra um senso comum bastante replicado: hoje em dia, muitas marcas já se atentaram para a importância de um portfólio extenso de tonalidades de pele, visto que essa já não é mais uma das maiores dificuldades das consumidoras negras.
As principais categorias de produtos para pele negra que as consumidoras passaram a buscar mais durante a pandemia foram de:
Delineador para pele negra (+130%), Lápis e Rímel para pele negra (+63%) e Blush para Pele Negra (+18%).
O relatório completo, disponível no link traz uma análise bastante robusta sobre consumo e pesquisa de mulheres pretas por maquiagem, incluindo como marcas podem ser mais inclusivas e auxiliar nesse processo.