Desde que chegou à Balenciaga em 1997, o francês Nicolas Ghesquière se tornou um dos estilistas mais famosos e admirados do mundo. Mas não importa quantas roupas ou bolsas apresentava, havia sempre quem perguntava sobre os perfumes – afinal, a marca já havia lançado três sucessos na época de seu fundador, o espanhol Cristóbal Balenciaga.
Finalmente, após 13 anos na direção criativa da grife, Ghesquière sentiu-se confortável o suficiente para criar algo com o espírito da marca. “Cheiros são interessantes quando são indefiníveis”, disse. Para o perfume, cuja musa inspiradora é Charlotte Gainsbourg, o estilista pensou em várias ideias, “de flores a gasolina”.
O perfume final, “Balenciaga Paris”, mistura violetas com toques mais apimentados, foliares e amadeirados. “É uma fragrância cheia de luz com alguns toques dark“, resume o perfumista Olivier Polge.
A campanha do perfume Balenciaga Paris: still life inspirado por Irving Penn (e) e Charlotte em um jardim espanhol © Steven Meisel
O frasco é um espetáculo à parte: inspirado na silhueta mais famosa de Cristóbal Balenciaga, a cocoon (casulo, em português), é lapidado e tem tampa fragmentada como um prisma. “Procuramos por beleza, mas por estranheza também”, explicou Ghesquière.
O lançamento acontece no dia 15 de fevereiro, nos EUA (ainda não há previsão de chegada ao Brasil).