A L’Oréal americana anunciou que vai fechar todas as lojas e pontos de venda físicos da marca de cosméticos Shu Uemura nos EUA. Mas as amantes do curvex mais famoso do mundo não precisam entrar em pânico: os produtos continuarão disponíveis para venda pelo site da marca.
Segundo Carol Hamilton, presidente da divisão de luxo da L’Oréal (o grupo detém a maior parte da Shu Uemura), essa decisão foi tomada devido ao interesse em se concentrarem no crescimento de marcas de luxo mais expressivas no mercado norteamericano. “Nós amamos a Shu Uemura, mas a grife é pequena dentro do nosso portfólio”, disse ao jornal “WWD”.
Além de Shu Uemura, a L’Oréal comanda os cosméticos da Lancôme, Yves Saint Laurent, Giorgio Armani, Ralph Lauren e Kiehl’s.
Em tempo: Carol Hamilton não quis se pronunciar sobre como esse fechamento vai afetar os empregados da grife.
Shu Uemura (em pessoa): o beauty artist fez fama na indústria cinematográfica americana antes de migrar para o big business da indústria de cosméticos © Divulgação
SHU… WHO?
Antes mesmo do lançamento do seu famoso curvex, Shu Uemura já era conhecido em Hollywood como maquiador cinematográfico. Ele foi o grande responsável por transformar uma atriz branquela, tipicamente americana, Shirley MacLaine, numa japonesa perfeita para o filme “Minha Doce Gueixa”, de 1962. Sua inserção no mundo dos cosméticos aconteceu no final da década de 1960 com a criação de um óleo de limpeza capaz de remover a pesada maquiagem das atrizes (naquela época ainda não existia o Bi-Facial da Lancôme!), mas que não agredisse a pele. Nos anos seguintes, lançou linha de maquiagem e de cosméticos, caindo nas graças de gente como Elizabeth Taylor e Jane Birkin. Hoje, além do clássico curvex e do óleo de limpeza, a marca Shu Uemura é mundialmente conhecida por fazer os cílios postiços mais artísticos (e exagerados) do mercado. O Sr. Uemura faleceu em dezembro de 2007, aos 79 anos de idade.