FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Novas abordagens e quebras de padrões clichês nas marcas de beleza
    Novas abordagens e quebras de padrões clichês nas marcas de beleza
    POR Redação

    As marcas de beleza não estão apenas tentando ser mais inclusivas quando mostram corpos, tons de pele e pessoas de várias idades em suas campanhas, mas também estão tentando renovar a maneira como falam e ouvem seus consumidores. Um dos exemplos disso vem da gigante americana CoverGirl, com seu novo slogan “I Am What I Make Up”, que representou uma mudança ao incorporar novas Covergirls em suas campanhas, como Maye Musk, de 69 anos.

    “As mulheres são diferentes do que eram há 25 a 30 anos atrás, e de uma maneira ótima”, diz Katy Alonzo, diretora de estratégia em grupo da Droga5, agência encarregada dessa mudança, em entrevista ao site Adweek. “O que a gente quis fazer é refletir uma cultura positiva em que as mulheres não querem ser ditadas sobre o que é bonito. As mulheres querem decidir por si mesmas a própria definição de beleza, o que a beleza significa para elas, e o que beleza significa. Então eu penso que, para modernizar a CoverGirl, nós precisamos refletir a modernidade de quem é esse consumidor hoje e a cultura em que vivemos.”

    Ou seja, a modernização de marcas tradicionais do mercado fazem mais sentido que nunca em meio a crescente abordagem de assuntos como o empoderamento feminino e seus questionamentos pertinentes sobre padrões e clichês de beleza.

    Estão ganhando mais consumidores as empresas menores que se comunicam direitamente com o consumidor através de mídias menores em vez dos métodos de marketing tradicionais. O público tem demandado por transparência de variadas formas, desde os ingredientes até o preço, alavancando assim marcas de baixa tiragem e produção reduzida. “Quem se comunica autenticamente e vê que essa é uma mudança fundamental, vai ganhar share e consumidores”, diz a analista da indústria de beleza Larissa Jessen.

    Podemos citar o exemplo de algumas marcas brasileiras, como Natura e Avon, que reformularam suas campanhas para mostrar maior variedade não só nos tons de pele, mas de idade do público e lifestyle. A Natureza lançou a #todabelezapodeser, campanha que “convida seus consumidores a se libertarem de paradigmas” com o filme Primeira Vez, narrado por um homem e que conta a sua experiência na busca pela mulher de sua vida. Só que ao contrário do que imaginamos ao longo do comercial, a tal mulher estava dentro dele, a drag queen Penelopy Jean.

    A Avon também abraçou a diversidade com estratégia de marketing, convidando artistas que representam identidades de gênero distintas com a campanha #sintanapele. Elke Maravilha e Liniker estão entre as estrelas do anúncio, que foi lançado no dia do Orgulho LGBT. E neste ano Pabllo Vitar está na campanha da linha Color Trend:

    No quesito transparência sobre seus produtos, há marcas que se declaram veganas e que constroem confiança em seus consumidores através de uma comunicação direta e esclarecida, como a Baims Natural Makeup, que tem sedes no Brasil e na Alemanha. Com produtos são 100% naturais e produzidos com uma seleção de ingredientes orgânicos certificados, esta é a primeira maquiagem formulada com o BBA™ – BioBehenic Active, um ativo derivado da Pentaclethra macroloba (Pracaxi) que apresenta atividade clareadora, entre outras propriedades comprovadas para o cuidado com a pele. As embalagens têm elementos naturais de bambu e as caixas são feitas de papel certificado pelo FSC – Forestry Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal). A mentalidade da marca está do início (a própria dona é vegana) ao fim. captura-de-tela-2017-11-28-as-11-28-26

    Não deixe de ver
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Willow Smith é a nova embaixadora da Dior Makeup
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Barry Keoghan na nova campanha da Burberry, o lançamento do perfume de Kylie Jenner, a linha capilar da Zara e muito mais
    Rihanna e A$AP Rocky estrelam short film juntos
    Dua Lipa é a nova embaixadora global da YSL Beauty
    A chegada da marca de cosméticos de Beyoncé ao Brasil, a collab da Jacquemus com a Nike, a nova coleção da New Saint e muito mais
    Quanto vai custar a linha para cabelo de Beyoncé que chega ao Brasil
    Zendaya como co-chair do Met Gala 2024, o novo produto de Hailey Bieber, Ganni à venda no Brasil e muito mais